Nesta segunda-feira (9), a cidade de São Paulo foi considerada a mais poluída do mundo, de acordo com a agência suíça IQAir. O ranking avalia a qualidade do ar em aproximadamente 100 grandes cidades ao redor do globo em tempo real, utilizando o Índice de Qualidade do Ar do instituto.
O Índice de Qualidade do Ar (IQA) classifica a qualidade do ar em seis níveis: Bom, Moderado, Não saudável para grupos sensíveis, Não saudável, Muito não saudável e Perigoso. Atualmente, as cidades de São Paulo e Lahore são classificadas como tendo ar “não saudável” para suas populações.
O ranking das principais cidades visa fornecer um número simples e instantâneo que reflete as condições de qualidade do ar nos centros urbanos mais populosos do mundo. A IQAir é uma empresa suíça de tecnologia que capacita indivíduos, organizações e governos a melhorar a qualidade do ar por meio de informações e colaboração.
Quase todo o estado de São Paulo está em situação de emergência devido a incêndios, conforme informou a Defesa Civil Estadual nesta segunda-feira (9). Atualmente, nove cidades estão com focos ativos de incêndio. “Não podemos mais tolerar práticas como queimar lixo, limpar terreno com fogo ou jogar bituca de cigarro no mato”, declarou a Defesa Civil em nota oficial.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, 15 pessoas já foram presas por provocar queimadas em vegetação no estado. Dados do Governo de São Paulo indicam que o número de focos de calor aumentou 386% entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com 2023. Desde o agravamento das chamas, no final de agosto, cerca de 8.049 propriedades rurais foram atingidas por queimadas em 317 municípios.