• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quinta-feira, 28 agosto, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

Com aumento de preços e novos reajustes, varejo alimentar registra alta de 4,8% em julho

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
28/08/2025
em Mercado
A A
Imagem: nrd

Imagem: nrd

LEIA TAMBÉM

TRX conclui venda de imóveis ocupados pelo Assaí por R$ 160 milhões

Defesa de Musk tenta barrar acesso da OpenAI a documentos sobre proposta da Meta

A Rock Encantech, referência em soluções para engajamento de clientes na América Latina, divulgou um levantamento focado no desempenho do varejo alimentar brasileiro em julho. A pesquisa analisou 60 milhões de transações, que mostram as principais tendências do setor e as mudanças no comportamento de consumo.

O segmento registrou uma alta de 4,8% em julho na comparação com o mês anterior. No recorte por canais, os atacarejos avançaram 3,9%, puxados principalmente pelo aumento do gasto médio dos shoppers (+1,8%), da frequência de ida às lojas (+2,5%) e do número de itens por compra (+0,4%). Já os supermercados cresceram 3,3%, com aumentos de 0,8% e 2,5% nos dois primeiros tópicos respectivamente e uma queda de 1,1% no último.

Além disso, em julho, os supermercados registraram um percentual de 81,8% no IFEV (Índice de Fidelidade e Engajamento do Varejo), enquanto os atacarejos alcançaram 106,3%. A ferramenta é voltada para o entendimento de como determinadas ações do setor impactam o comportamento de compra e promovem a retenção de clientes. O indicador funciona a partir da análise do ticket médio, calculando a diferença entre o engajamento do shopper fidelizado e do não fidelizado. Ou seja, o índice comprova que o primeiro grupo compra mais que o segundo.

Apesar dos números positivos, Fernando Gibotti, vice-presidente de Varejo e Indústria da Rock Encantech, ressalta que os avanços registrados no período seguem amplamente ancorados no preço médio dos produtos. “A composição do crescimento indica que a pressão inflacionária ainda tem um papel muito relevante no desempenho do varejo alimentar. Por outro lado, os sinais de ajuste em categorias-chave podem influenciar o setor nos próximos meses”, explica.

Produtos mais vendidos

Entre os 25 produtos mais vendidos em julho de 2025, 14 registraram redução no preço médio em comparação ao mês anterior. A maior queda foi observada na categoria de frutas, legumes e verduras (-5,3%), seguida por café em pó (-3,5%) e arroz (-3,2%). Ainda assim, itens como sabonete (+2,8%), biscoitos industrializados (+2,7%) e açúcar refinado (+2%) mantiveram trajetórias de alta.

Para Gibotti, essas variações reforçam o impacto nas vendas dos varejistas. “Assim como a inflação, há uma gama de questões externas que recaem diretamente sobre os preços dos produtos. Estamos falando de fatores como períodos de safra, ajustes de fornecedores, aumento dos custos de produção etc.”, afirma.

Panorama do setor

Os resultados do varejo alimentar de julho chegam após uma fase de retração do setor. Em junho, o segmento registrou uma queda de 6,2% na comparação com o mês anterior, impulsionada pela redução de 1,9% no ticket médio e também de 1,9% na quantidade de itens no carrinho. 

No período, tanto o canal de supermercados quanto o de atacarejos recuaram de forma significativa. O primeiro diminuiu o faturamento em 4,6% e o segundo, em 6%.

No entanto, vale destacar que o aumento dos preços médios garantiu ao setor altas constantes em relação a 2024. No comparativo de julho com o mesmo mês do ano anterior, os respectivos canais avançaram 7,2% e 3,6%. No recorte de junho, os crescimentos foram de 5,1% e 1,3%.  

Gibotti reforça que esses números precisam ser observados com cautela. “Um crescimento ou uma retração muitas vezes são eventos mais complexos no varejo alimentar do que apenas percentuais positivos ou negativos. Por isso, cada varejista precisa agir para lidar com imprevistos e focar esforços, principalmente, em entender o comportamento dos shoppers, que é o que pode direcionar decisões mais eficientes”, conclui.

Tags: Varejo alimentar
Anterior

Acordo Gaúcho abre adesão com descontos de até 90% em dívidas de IPVA

Próximo

Safra recorde nos EUA pressiona milho em Chicago, enquanto cortes do USDA sustentam a soja

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

Receita Federal enquadra Assaí e ações derretem
Mercado

TRX conclui venda de imóveis ocupados pelo Assaí por R$ 160 milhões

por João Pedro Camargo Corenciuc

A TRX Investimentos anunciou nesta sexta-feira a venda de dois imóveis alugados para o Assaí (ASAI3), em uma operação que...

Leia maisDetails
CFO da OpenAI sinaliza futuro IPO, mas condiciona decisão ao mercado e preparo da empresa

Defesa de Musk tenta barrar acesso da OpenAI a documentos sobre proposta da Meta

PayPal lança nova solução para pequenas e médias empresas

Bancos alemães suspenderam 10 bilhões de euros em pagamentos via PayPal

B3 fortalece reputação de marca e gera novos negócios com estratégia de Thought Leadership no LinkedIn

B3 compra 62% da Shipay por R$ 37 milhões

Goomer integra plataforma ao Repediu para ajudar restaurantes a fidelizar clientes

Goomer integra plataforma ao Repediu para ajudar restaurantes a fidelizar clientes

Stellantis anuncia investimento de R$ 14 bilhões em Betim 

Stellantis paga quase US$ 200 milhões em penalidades de economia de combustível

Próximo
Safra recorde nos EUA pressiona milho em Chicago, enquanto cortes do USDA sustentam a soja

Safra recorde nos EUA pressiona milho em Chicago, enquanto cortes do USDA sustentam a soja

Cactus Gaming anuncia Thiago Valadão como novo CCO para liderar expansão estratégica

Cactus Gaming anuncia Thiago Valadão como novo CCO para liderar expansão estratégica

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.