• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sexta-feira, 1 agosto, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

Com investimento de R$ 5 milhões, Datec amplia atuação no México e nos EUA

Máquinas de afiação de facas industriais levam Datec ao México e Estados Unidos

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
13/03/2025
em Empresas, Mundo
A A
Imagem: Elizandro Giacomini/Datec

Imagem: Elizandro Giacomini/Datec

LEIA TAMBÉM

De uma tese a uma empresa: Como um congresso transformou ideias em propósito

Projetos comunitários ganham impulso e mudam realidades no Vale do Jequitinhonha

A internacionalização deixou de ser apenas uma meta para se tornar um movimento estratégico para a Datec, que oferece soluções em máquinas de afiação de facas industriais, codificação, inspeção de produtos e automação industrial. Agora, a marca — que faz parte do Grupo Soma Solution — avança em sua trajetória global, ampliando fronteiras e consolidando sua presença em mercados estratégicos como México e Estados Unidos.

A iniciativa prevê um investimento superior a R$ 5 milhões ao longo dos próximos dois anos, com foco em diversas frentes estratégicas. Os recursos serão destinados a ações de marketing, participação em feiras e eventos, expansão da estrutura física, contratação de profissionais, além da aquisição de máquinas, equipamentos e softwares. 

“Este é o processo inicial de um planejamento de médio prazo, que visa alcançar 30% da receita proveniente do mercado internacional em um período de cinco anos”, explica Gilberto Inácio Dick, diretor operacional da Datec.

Estratégia internacional

O plano de internacionalização começou com uma análise minuciosa de mercados e oportunidades identificadas em feiras globais. Durante esses eventos, os executivos perceberam não apenas lacunas no mercado, mas também o potencial da Datec como fornecedora global.

A estratégia está bem definida: produtos fabricados no Brasil serão representados localmente nos países de atuação. No caso do México, a escolha foi estratégica, dado que o Grupo Soma Solution já opera no país por meio da empresa Solumark.

Nos Estados Unidos, a Datec marcará presença, inicialmente, na International Production & Processing Expo (IPPE), maior feira global dedicada ao setor de aves, carnes e alimentos para animais, que acontece em Atlanta, Geórgia, entre os dias 28 e 30 de janeiro de 2025. Outro evento já confirmado é a Expo Carnes y Lácteos, que será realizada entre 4 e 6 de março em Monterrey, México.

“Estamos com grandes expectativas, pois serão nossos primeiros eventos internacionais. Vamos nos apresentar inicialmente como fornecedores para o setor frigorífico, mas também buscar parcerias e clientes para expandir nossos negócios”, destaca Gilberto.

Expansão internacional começa com bases sólidas no Brasil e exterior

A primeira fase de internacionalização foca na exportação de máquinas de afiação de facas industriais, mas já contempla a expansão para outros produtos do portfólio da empresa. “É um processo longo e complexo, que envolve criar uma comunicação global para a marca, estudar legislações e mercados-alvo, e desenvolver parcerias locais para distribuição, suporte e pós-venda”, explica o executivo.

No Brasil, o voo é alto também. A direção da marca já organiza a construção da nova sede da Datec, em Chapecó, Santa Catarina. Para ela, estão previstos investimentos na ordem de R$4 milhões. A obra deve durar dois anos e a mudança para o novo endereço está prevista para 2026. O espaço terá mil metros quadrados. “Além disso, serão necessários investimentos em equipamentos de manufatura e contratação de profissionais, para atender as demandas do atual e novos mercados”, completa o diretor. 

Tags: DatecEUAInternacionalizaçãoMéxico
Anterior

Grupo TOP prevê aumento de 20% nas vendas nos ovos páscoa nas lojas da Rede TOP e Preceiro Atacadista

Próximo

Empresa paulista de soluções contra roubo de cargas chega aos Estados Unidos

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

De uma tese a uma empresa: Como um congresso transformou ideias em propósito
Empresas

De uma tese a uma empresa: Como um congresso transformou ideias em propósito

por Redação

O que parecia ser apenas uma oportunidade para validar uma pesquisa acadêmica se transformou na semente de um novo negócio:...

Leia maisDetails
Projetos comunitários ganham impulso e mudam realidades no Vale do Jequitinhonha

Projetos comunitários ganham impulso e mudam realidades no Vale do Jequitinhonha

Grupo BRN e Splice anunciam parceria para lançamentos exclusivos de médio e alto padrão em Sorocaba

Grupo BRN e Splice anunciam parceria para lançamentos exclusivos de médio e alto padrão em Sorocaba

Daniel dos Reis é o novo diretor comercial da Dinamize 

Daniel dos Reis é o novo diretor comercial da Dinamize 

Eurodeputada se reúne com organização internacional no Brasil para discutir sobre o acordo da Mercosul

Eurodeputada se reúne com organização internacional no Brasil para discutir sobre o acordo da Mercosul

Tarifas dos EUA pressionam contratos internacionais: como blindar cláusulas e preservar relações comerciais

Tarifas dos EUA pressionam contratos internacionais: como blindar cláusulas e preservar relações comerciais

Próximo
Empresa paulista de soluções contra roubo de cargas chega aos Estados Unidos

Empresa paulista de soluções contra roubo de cargas chega aos Estados Unidos

Loja com geladeiras e estantes de produtos de nome "Minha Quitandinha"

Com crescimento de 110% nas operações no último ano, startup de tecnologia em varejo mira abrir mais 300 lojas em 2025

Mulher de cabelo castanho com os braços cruzados

IA potencializa, pessoas transformam: O futuro do trabalho em evolução

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.