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Home Carreira

Como curtir a festa de confraternização da empresa sem comprometer a ética profissional

Cláudia Danienne, especialista em Gente & Gestão, que atua há mais de 25 anos na área de RH no mercado corporativo, explica que, mesmo em ocasiões de descontração, a imagem corporativa e a pessoal estão interligadas, independentemente do contexto, e exigem bom senso

Marcela Faita por Marcela Faita
22/11/2023
em Carreira
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Chegou o final do ano e muitas empresas promovem eventos de confraternização para reunir seus colaboradores e celebrarem as conquistas, os desafios enfrentados juntos. O momento é para festejar, porém, a empresária especialista em Gente & Gestão, Cláudia Danienne, alerta que a ocasião também necessita de manutenção da ética de sempre.

“O fato de ser uma festa nas dependências da empresa ou confraternização em restaurantes, clubes esportivos, casas de show, independe do local, o comportamento adequado denotará maturidade e bom senso. Posturas muitas das vezes que seguem em observação não somente dos pares, mas, dos liderados e líderes. Ser exemplo inspira, independentemente do contexto. Por isso, é fundamental manter a ética, tendo atitude equilibrada, de acordo com os padrões de um grupo ou sociedade”, explica a especialista em RH.

Cláudia acrescenta que é preciso ter em mente que todos os profissionais representam a marca empregadora, portanto, o comportamento deve ser de descontração, de celebrar um ano de desafios, conquistas e aprendizados, mas, sem exageros. Sem aqueles comportamentos que incomodam, geram polêmicas, esbarram em conflitos etc.

“Lembre-se de que a imagem pessoal e a profissional estão interligadas e não são recomendados os excessos”, recomenda Cláudia. Ela lista o que deve ser evitado:

-Beber além da conta e perder o controle;

-Usar roupas inadequadas ao contexto;

-Discussões e fofocas;

-Falar mal da ocasião proporcionada pela empresa, desmerecendo o investimento que foi realizado para a festividade;

-Utilizar grupos de WhatsApp corporativos para envio de fotos ou mensagens que possam comprometer futuramente;

-Retomar assuntos sérios que não são apropriados durante a confraternização.

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