Como fazer uma startup crescer de forma sustentável e escalável?

Por Isabela Pereira Henze, professora de Psicologia da Faculdade Mackenzie Rio

No dinâmico e competitivo cenário das startups, a governança corporativa se destaca como um fator essencial para garantir um crescimento escalável e sustentável, desempenhando um papel crucial desde os primeiros dias de sua formação, pois ajuda a estabelecer uma base sólida.

Embora muitas vezes associada a grandes corporações, devemos salientar que a governança corporativa refere-se aos sistemas e processos pelos quais as empresas são dirigidas e controladas, abrangendo as relações entre acionistas, conselhos de administração, equipes de gestão e outras partes interessadas.

Para as startups, implementar boas práticas de governança desde cedo traz inúmeros benefícios. A executiva de marketing e negócios, Fátima Bana, líder na Rent a CMO, listou alguns deles:

Essa implementação da governança deve ser gradual e adaptada ao estágio de desenvolvimento da empresa. Por isso, a especialista também listou algumas práticas essenciais para as diferentes etapas de maturidade do negócio:

Ideação e Validação

No início, a governança deve focar em:

Tração

Com o crescimento inicial e a validação do mercado:

Escala

Ao entrar em uma fase de crescimento acelerado:

Podemos ver que a governança corporativa é um pilar fundamental para o crescimento sustentável das startups, afinal, ela não apenas melhora a gestão interna e a tomada de decisões, mas também aumenta a confiança dos investidores, clientes e outras partes interessadas. Fundadores que adotam práticas de governança desde o início estão melhor posicionados para navegar pelos desafios do crescimento e maximizar o potencial de suas empresas.

‘Ao implementar uma governança robusta, as startups podem transformar o potencial em performance, garantindo um caminho mais seguro e eficiente para se tornarem líderes de mercado’, finaliza Bana

SOBRE A FONTE:

Fátima Bana – Executiva de marketing e negócios com mais de 15 anos de experiência, Fundadora e Líder da empresa Rent a CMO.

Possui experiência no Brasil, América Latina e mercado da Europa, EUA e China, sendo especialista e certificada em ESG por Harvard e Membro da Comissão de startups e scale-ups do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Mestre em Comportamento Digital de Consumo pela Universidade da Califórnia – USA e Doutoranda pelo MIT/USA, cursando PHD em Comportamento de consumo integrado a Inteligência Artificial.

É ainda pós-graduada em Neuropsicologia, Especialista em Neuromarketing e Aprendizagem pela São Camilo e Einstein de São Paulo, e certificada em Neurofeedback pelo BTI Brasil.

Fotos

Sair da versão mobile