• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quarta-feira, 26 novembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Carreira

Como ser um chefe melhor

Redação por Redação
03/11/2023
em Carreira, Últimas
A A

LEIA TAMBÉM

LinkedIn lança campanha para fortalecer presença da marca além do ambiente corporativo

Chief of Staff: o C-level ‘invisível’ que revoluciona a gestão corporativa

Gestores de empresas raramente são retratados de forma amigável na ficção. Temos diversos exemplos de chefes que são tudo, menos simpáticos, como Miranda Priestly de “O Diabo Veste Prada,” Sr. Burns de “Os Simpsons,” e Michael Scott de “The Office.” No entanto, é válido questionar se a representação na ficção deve ser um padrão para a realidade.

Uma boa liderança não tem como resultado apenas colaboradores mais satisfeitos profissionalmente. Estudos liderados por Nicholas Bloom, professor da Universidade de Stanford, e seus colegas indicam que as disparidades nas estratégias de gestão representam cerca de um terço da discrepância na produtividade entre os Estados Unidos e o restante do mundo.

No Brasil, é comum que pessoas assumam funções de gestão sem o devido preparo, muitas vezes devido ao seu desempenho notável em determinada área. Uma pesquisa divulgada em 2022 pela consultoria McKinsey revelou que jovens brasileiros têm diversas razões para considerar a possibilidade de abandonar cargos de liderança, que vão desde a falta de oportunidades de desenvolvimento até questões de inflexibilidade e falta de propósito. Uma solução para abordar essa questão é oferecer oportunidades de promoção que não necessariamente incluam cargos de chefia.

Fato é, cargos de liderança demandam estudo e vocação, mas quando ocupados pelo profissional ideal, podem gerar resultados extraordinariamente positivos. Então, quais são as características que definem o gestor ideal? Uma das principais é a capacidade de criar valor por meio da simplificação. Isso implica em eliminar reuniões e projetos dispensáveis que consomem o tempo dos colaboradores, tempo esse que poderia ser mais bem empregado na criação e na otimização de processos mais lucrativos.

Outra habilidade essencial de um bom gestor é a capacidade de tornar os propósitos e os processos da empresa e da equipe explicitamente claros. A comunicação deve ser transparente e assertiva, eliminando assim confusões e assegurando que a equipe compreenda com clareza o propósito de suas funções. Além disso, a comunicação assertiva inclui a habilidade de fornecer feedbacks construtivos, contribuindo gradualmente para aprimorar o desempenho no trabalho.

Tags: CarreiraChefeNegócios
Anterior

12 ações mais recomendadas para o mês de novembro por bancos e corretoras

Próximo

Qual o melhor país para trabalho remoto na América latina?

Redação

Redação

Leia também

LinkedIn atinge 75 milhões de usuários no Brasil 
Carreira

LinkedIn lança campanha para fortalecer presença da marca além do ambiente corporativo

por João Pedro Camargo Corenciuc

O LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, acaba de lançar uma nova campanha de comunicação voltada a ampliar a...

Leia maisDetails
Chief of Staff: o C-level ‘invisível’ que revoluciona a gestão corporativa

Chief of Staff: o C-level ‘invisível’ que revoluciona a gestão corporativa

Zup lança programa de capacitação em tecnologia voltado para mulheres e grupos minorizados

Zup lança programa de capacitação em tecnologia voltado para mulheres e grupos minorizados

Itaú lucra R$ 9,77 bilhões no primeiro trimestre

Itaú Unibanco abre inscrições para a 4ª edição do programa Acelera

Banco Master: Da Ascensão Relâmpago à Queda Após Suspeitas de Crimes Financeiros

Banco Master: Da Ascensão Relâmpago à Queda Após Suspeitas de Crimes Financeiros

Editora Global Partners: Um Legado de Inspiração, Educação e Liderança para o Futuro

Editora Global Partners: Um Legado de Inspiração, Educação e Liderança para o Futuro

Próximo
Qual o melhor país para trabalho remoto na América latina?

Qual o melhor país para trabalho remoto na América latina?

Reprodução/Cidade Jardim

O mercado de luxo no Brasil

Governo federal cobra explicação da Enel sobre a interrupção de energia em SP

Governo federal cobra explicação da Enel sobre a interrupção de energia em SP

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.