Mais que uma simples atividade física, a corrida tem se consolidado como um verdadeiro fenômeno cultural e social. Em 2024, os clubes de corrida registraram crescimento de 109% no Brasil – quase o dobro da média global (59%), conforme aponta o Relatório Anual sobre Tendências de Esportes do Strava. A modalidade também foi a mais praticada no mundo no último ano, evidenciando que, para um número crescente de pessoas, movimentar-se vai além do cuidado com o corpo: é também uma forma de criar laços, sentir-se parte de uma comunidade e promover mudanças positivas.
Essa crescente adesão tem impulsionado novas formas de vivenciar o esporte, com iniciativas que conectam performance, bem-estar e impacto positivo. Movimentos coletivos ganham força ao redor do mundo com o propósito de transformar quilômetros percorridos em ações solidárias, mostrando que a prática esportiva pode ir muito além da linha de chegada.
Exemplos desse movimento global também surgem dentro do universo corporativo, com empresas em diferentes partes do mundo estimulando a prática esportiva não apenas como um benefício aos colaboradores, mas também como uma forma de gerar impacto positivo na sociedade. É o caso da Neodent, integrante do grupo suíco Straumann – líder global em soluções odontológicas que criou o Smile Movement, uma iniciativa que transforma quilômetros percorridos em doações que vão levar saúde bucal a diversas regiões do mundo.
A proposta é tão simples quanto impactante: a cada quilômetro percorrido em caminhada, corrida ou pedalada até outubro deste ano, uma quantia será doada pelo Grupo Straumann e o valor arrecadado será revertido em projetos sociais focados em saúde bucal em todo o mundo. Para que um desafio seja considerado válido, ele deve ser realizado em grupo, com, no mínimo, dois colaboradores ou um colaborador e um cliente. Todos os trajetos são registrados em um aplicativo que contabiliza as distâncias e transforma os esforços em doações.
No Brasil, a Neodent já se destacava pela mobilização interna. Há mais de 20 anos anos, a empresa conta com diversas iniciativas de incentivo ao esporte, entre elas campeonatos de voleibol, mountain bike, triathlon e futebol, engajando mais de mil colaboradores. A última modalidade, inclusive, leva anualmente o time brasileiro à Europa para jogar com outros times da companhia na Copa Straumann.
Além disso, a empresa adota como prática o mapeamento de eventos de corrida de rua em diversas regiões, subsidiando inscrições, incentivando a participação em equipe e fortalecendo o senso de comunidade. “O Smile Movement é muito mais do que uma campanha de incentivo ao esporte: é uma ação global que conecta pessoas e promove bem-estar e impacto social. Temos orgulho de fazer parte desse movimento ao lado de tantos outros países, reforçando nosso compromisso com a saúde bucal e com uma vida mais saudável para todos”, afirma Almir Zvetz, vice-presidente da Neodent.
A adesão dos colaboradores tem crescido a cada mês, com relatos de quem encontrou na iniciativa uma motivação extra para manter uma rotina ativa e com propósito social. “Há mais ou menos dois anos, comecei nessa vida de corridas. Sempre tive vontade de praticar o esporte, mas achava que não era para mim. Na época, eu estava obesa, pré-diabética e com arritmia no coração, e foi então que decidi tentar. Comecei devagar, fui progredindo, modificando meus hábitos e minha qualidade de vida. Quando completei um ano, já havia emagrecido 24kg. E o resultado disso não foi apenas físico: a corrida me trouxe saúde, qualidade de vida e novos amigos”, conta a Consultora de Vendas da Neodent, Simone Souza. “Agora, o Smile Movement está sendo uma nova experiência. O principal objetivo não é termos muitos campeões, mas, sim, contribuir para levar saúde bucal a quem precisa, o que nos dá ainda mais motivação para continuar. É o tipo de iniciativa que realmente inspira, engaja e nos traz a alegria de correr sorrindo”.