Cubo Itaú lança iniciativa dedicada à cibersegurança e prevenção a fraudes

O Brasil vive um cenário complexo com a intensificação de ciberataques contra as empresas, além de golpes e fraudes contra os indivíduos. De acordo com a Netscout, empresa especializada em cibersegurança, o país lidera o ranking de ciberataques na América Latina, com 550 mil investidas via Distributed Denial of Service (DDoS) registradas apenas no primeiro semestre deste ano contra empresas dos mais variados setores. Por outro lado, o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública apresenta dados do estelionato digital voltados à população geral no Brasil, com crescimento de 133% em três anos – de 120,4 mil em 2021 para 281,2 mil em 2024.

Em vista disso, o Itaú Unibanco e o Cubo Itaú anunciam o Cubo Cyber, iniciativa focada em cibersegurança e prevenção a fraudes. O objetivo central do programa é ampliar a inovação no tema, cocriando soluções e fortalecendo o relacionamento entre o banco, o ecossistema de inovação e as startups.

O Cubo Cyber pretende mapear e conectar startups em estágio inicial para impulsionar a criação de métodos mais eficientes e inovadores para mitigação de riscos relacionados à segurança digital, visando manter o mercado preparado para os desafios crescentes no cenário atual. A iniciativa é operada em parceria com a Darwin Startups e busca startups no Brasil, Estados Unidos, Israel e outros países reconhecidos pelo tema.

Homero Valiatti, superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco, destaca a relevância do programa para fomentar a inovação no que diz respeito à cibersegurança e prevenção a fraudes. “Com o Cubo Cyber, damos um passo importante para nos conectar ao que há de mais avançado em cibersegurança e prevenção a fraudes. Estamos animados por esse movimento estar sendo conduzido e liderado por nós, colaborando com startups de alto potencial e fortalecendo soluções que beneficiam o mercado de segurança como um todo”, afirma o executivo.

Para Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú, o lançamento reafirma o compromisso do Cubo em apoiar setores estratégicos para o futuro da inovação. “Cibersegurança é um dos grandes temas do nosso tempo, e a velocidade da inovação nesse campo exige colaboração entre startups, grandes empresas e a sociedade. O Cubo Cyber nasce para fortalecer essa conexão, ajudando a desenvolver soluções que tragam impacto real e preparando o ecossistema para os desafios que já estão batendo à porta”, destaca o executivo.

Os executivos das startups selecionadas realizarão uma imersão no Brazil at Silicon Valley, o maior evento de inovação e startups brasileiras, que acontece anualmente no Vale do Silício, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Sair da versão mobile