Nos últimos anos, a cultura organizacional tem ganhado cada vez mais destaque como um dos principais motores de crescimento dentro das empresas. A pandemia, que forçou muitas organizações a repensarem sua forma de operar, acelerou a transformação do ambiente corporativo, fazendo com que líderes e colaboradores percebessem a importância de um clima organizacional saudável.
Com o aumento da busca por resultados mais consistentes e sustentáveis, ficou claro que a cultura corporativa não é mais um simples “extra”, mas uma verdadeira estratégia de crescimento. Quando o assunto é aumento de receita, empresas com culturas organizacionais fortes podem ter um desempenho financeiro superior em até 30% em comparação com seus concorrentes. A razão disso está no impacto direto que a cultura tem na motivação dos colaboradores e no alinhamento das equipes.
A cultura organizacional também tem parte no sucesso de uma empresa a longo prazo, conforme pensam 94% dos executivos e 88% dos empregados. Os números refletem uma mudança significativa na forma como as empresas enxergam o ambiente de trabalho, mostrando que mais do que um simples local para a realização de tarefas, a cultura organizacional passou a ser vista como um ativo estratégico que pode transformar uma organização por dentro e, consequentemente, gerar resultados financeiros expressivos.
“Quando os valores da empresa são bem definidos e praticados de maneira consistente, as pessoas se sentem mais engajadas e dispostas a contribuir para o sucesso coletivo. Além disso, uma cultura forte também facilita a adaptação a mudanças e inovações, fatores essenciais para manter a competitividade em mercados cada vez mais dinâmicos”, é o que diz Victor Reis, Chairman do Grupo Med+, empresa de urgências e emergências aeroportuárias, onde o executivo implantou o Med Reis na Base, projeto que vai rodar o Brasil, entre junho e dezembro deste ano, para reforçar a cultura da empresa, para aproximadamente 2,5 mil colaboradores.
A ideia surgiu a partir da necessidade de conectar ainda mais os colaboradores aos valores e propósito da companhia, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um, fortalecendo o senso de pertencimento e o espírito de equipe. “Promover o desenvolvimento e vivência dos valores do Grupo Med+, com o propósito de capacitar cada colaborador a assumir o protagonismo e tornar-se rei de sua própria vida, dentro e fora da empresa, é uma prioridade. E no geral, empresas que praticam esse tipo de ação, criam um ambiente de confiança, colaboração e inovação”. Com o projeto, a intenção é proporcionar um ambiente de escuta ativa, onde os colaboradores possam expressar vivências e contribuir para a melhoria contínua da organização. Para ele, empresas que investem na construção de uma cultura sólida e alinhada com seus objetivos e visão têm maior chance de alcançar resultados surpreendentes, tanto em termos de desempenho quanto de engajamento dos colaboradores.
A nova tendência vai além da busca por resultados financeiros imediatos. A implantação e o reforço da cultura organizacional coloca o ser humano no centro da estratégia empresarial, reconhecendo que um bom ambiente de trabalho e a valorização das pessoas, são fundamentais para a construção de um negócio sustentável e inovador. “A um tempo, a cultura organizacional se tornou uma necessidade estratégica para empresas que buscam crescimento de longo prazo. Criar um ambiente onde os colaboradores se sintam parte de algo maior, onde a comunicação é transparente e os valores são vividos de forma autêntica, pode ser a chave para um desempenho excepcional” , finaliza Reis.