Durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suiça, Marc Benioff acusou empresas de inteligência artificial de terem roubado propriedade intelectual para desenvolver suas tecnologias. Benioff afirmou que conteúdos de veículos de comunicação estão aparecendo nos resultados de empresas de IA.
O tema ganhou destaque e atenção dos maiores líderes de negócios do mundo. A Pesquisa da PWC, apontou que quase metade dos CEOs globais entrevistados afirma que seus modelos de negócios não serão viáveis dentro de uma década, por conta da velocidade dos avanços tecnológicos, como a inteligência artificial.
Rebatendo a acusação, o CEO da OpenAI, Sam Altman, em entrevista para a Bloomberg afirmou que “Os dados de treinamento não são tão valiosos quanto seus proprietários pensam. Nos não queremos treinar com os dados do New York Times“.
Em julho, a OpenAI assinou um acordo com a Associated Press, liberando o acesso a alguns arquivos da agência de notícias. A OpenAI também fechou um acordo com a empresa alemã, Alex Springer, para utilizar o seu trabalho de mídia.