• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quinta-feira, 4 dezembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

De perda total ao sucesso: franqueada da Minha Quitandinha transforma recomeço com seis novas lojas no RS

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
17/10/2025
em Empresas
A A
Márcia Lima, franqueada Minha Quintandinha. Imagem: divulgação

Márcia Lima, franqueada Minha Quintandinha. Imagem: divulgação

LEIA TAMBÉM

Asaas lança ‘Asaas Tap’, a maquininha de cartão no celular para PMEs

FOTON apresenta metas até 2030 durante sua Conferência Global

O varejo autônomo vem ganhando espaço no Brasil ao unir tecnologia, conveniência e novas oportunidades de negócio. Nesse cenário, a Minha Quitandinha se destaca ao oferecer um modelo de franquia que permite empreender com baixo custo e suporte completo, tornando o acesso ao empreendedorismo mais simples e viável para diferentes perfis de investidores.

Com 750 unidades instaladas em condomínios residenciais, comerciais, indústrias e instituições de ensino, as lojas funcionam 24 horas por dia, sem a necessidade de atendentes físicos. Segundo Douglas Pena, CRO e sócio-fundador da Minha Quitandinha, o modelo foi pensado para oferecer suporte para a operação, como tecnologia, fornecedores, gestão de fluxo e mix de produtos. “Proporcionamos segurança a quem quer empreender, o franqueado não está sozinho, tem ao lado uma estrutura pronta e validada, com acompanhamento constante”, destaca. 

Jornada de superação ao sucesso 

Os impactos da Minha Quitandinha na vida das pessoas podem ser vistas em histórias inspiradoras como a de Márcia Lima, 42 anos, franqueada de Triunfo (RS). A trajetória profissional de Márcia era estável, atuando na área administrativa de uma multinacional petroquímica por 18 anos. Na empresa teve a oportunidade de trabalhar na associação dos funcionários, organizando eventos internos e gerenciando minimercados dentro da fábrica, que ofereciam apenas itens básicos, como erva-mate, café e mel.

Foi nesse ambiente que Márcia teve o primeiro contato com o varejo e começou a vislumbrar a possibilidade de empreender. Com o encerramento gradual das lojas internas, ela decidiu seguir um novo rumo. Em dezembro de 2023, abriu dois minimercados autônomos da Minha Quitandinha em condomínios residenciais na cidade vizinha, em Monte Negro (RS). Porém, em maio de 2024, o Rio Grande do Sul foi atingido por uma das maiores enchentes da história. Com isso, ela foi diretamente afetada, em menos de um ano, perdeu as duas lojas com as inundações. Sem capital de giro e com uma dívida acumulada de R$ 12 mil, pensou em desistir do empreendedorismo.

Mas, em setembro de 2024, a empresa petroquímica, onde a franqueada trabalhava, solicitou com urgência a abertura de um novo minimercado dentro do polo industrial. Márcia aceitou o desafio, inaugurou a nova unidade e deu início a uma expansão acelerada. Com o suporte da Minha Quitandinha, em cinco meses, abriu quatro lojas na fábrica. E neste ano, ampliou ainda mais a atuação ao inaugurar duas unidades em uma multinacional de borrachas sintéticas. 

Hoje, ela administra seis lojas, possui uma equipe com quatro colaboradores e comemora uma conquista simbólica, alcançando o faturamento de R$ 103 mil por mês. Um resultado que representa não apenas o crescimento financeiro, mas resiliência, superação e uma nova visão sobre o que significa empreender. “Todo esse resultado é fruto de um conjunto de fatores, ninguém constrói nada sozinho. Tive apoio da rede, parceria de familiares e muito aprendizado ao longo do caminho. Para 2026, já estou com três novos locais em vista e a meta é seguir expandindo”, diz Márcia. 

Exemplos como o de Márcia consolidam o crescimento da Minha Quitandinha no Brasil e no exterior, com operações já ativas em Dubai e Portugal, e evidenciam o potencial do modelo de negócio, que alia inovação tecnológica, conveniência, qualidade e segurança. “O sucesso da rede demonstra que é possível escalar um modelo sustentável e acessível, seguimos firme com o propósito de transformar a vida das pessoas com o varejo”, conclui Douglas Pena. 

Tags: Minha Quitandinha
Anterior

Estudo mostra que 95% dos jovens brasileiros ainda sonham com a casa própria

Próximo

 Entregas no Dia das Crianças crescem 25% no país em 2025 

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

Asaas lança ‘Asaas Tap’, a maquininha de cartão no celular para PMEs
Empresas

Asaas lança ‘Asaas Tap’, a maquininha de cartão no celular para PMEs

por João Pedro Camargo Corenciuc

O Asaas, uma das principais plataformas operacionais de gestão financeira para as empresas, anuncia nesta segunda-feira (2) o lançamento do Asaas...

Leia maisDetails
FOTON apresenta metas até 2030 durante sua Conferência Global

FOTON apresenta metas até 2030 durante sua Conferência Global

Delta Air anuncia prejuízo de US$ 200 milhões devido à paralisação do governo

Delta Air anuncia prejuízo de US$ 200 milhões devido à paralisação do governo

Alpargatas aprova redução de capital e devolverá R$ 850 milhões aos acionistas

Alpargatas aprova redução de capital e devolverá R$ 850 milhões aos acionistas

99Pay completa 5 anos com 50% de crescimento no volume de transações Pix

Unico e 99Pay firmam parceria para reforçar segurança nas transações digitais

Split Risk recebe autorização da SUSEP para atuar em ambiente definitivo nacional 

Split Risk recebe autorização da SUSEP para atuar em ambiente definitivo nacional 

Próximo
 Entregas no Dia das Crianças crescem 25% no país em 2025 

 Entregas no Dia das Crianças crescem 25% no país em 2025 

O PODER DA IMITAÇÃO !

O PODER DA IMITAÇÃO !

O novo luxo é o silêncio: como o “turismo da paz” virou símbolo de status

O novo luxo é o silêncio: como o “turismo da paz” virou símbolo de status

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.