Declaração de Papa Francisco irrita Ucrânia

Comentários do pontífice incomodaram o Governo Ucraniano que declarou sua desaprovação.

Vaticano/ Reprodução

Durante discurso feito na última sexta-feira, 25, o Papa Francisco exaltou a “herança da grande Rússia”, em breve discurso , o pontífice declarou:“Não esqueçam sua herança. Vocês são os herdeiros da grande Rússia, a grande Rússia dos santos, dos reis, a grande Rússia de Pedro, o Grande, de Catarina 2ª, o grande Império Russo, culto, tanta cultura, tanta humanidade. Vocês são os herdeiros da grande Mãe Rússia. Adiante!”   

Nesta terça-feira, 29, o Vaticano tentou contornar a situação após o Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia desaprovar a fala do Papa e publicar uma nota criticando tal situação. “É com este tipo de propaganda imperialista (…) que o Kremlin justifica o assassinato de milhares de ucranianos e a destruição de centenas de cidades e aldeias ucranianas”, disse ele.

Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano, emitiu um comunicado tentando explicar que na verdade a intenção do Papa Francisco com os comentários era de “encorajar os jovens a preservar e promover o que há de positivo na herança cultural”.

Sair da versão mobile