Em poucos dias chega a data de maior solidariedade do ano: o Dia de Doar. Celebrado neste ano em 03 de dezembro, a data faz parte do calendário brasileiro desde 2013 e é um momento de promover a generosidade. Para comemorar a 11ª edição, alguns monumentos, como o Cristo Redentor (RJ) e a estátua do Padre Cícero (CE) serão iluminados, e também será lançado no GloboPlay o documentário DOAR, que apresenta histórias de pessoas comuns que tiveram suas vidas transformadas por meio da cultura de doação.
Em 2023, a data mobilizou mais de 7 milhões de reais e a ação alcançou 39 milhões de pessoas. Em comparação aos anos anteriores, foi registrado um aumento nos números de impacto, e a expectativa é que, neste ano, mais pessoas sejam alcançadas e façam suas doações. O valor arrecadado no último ano, por exemplo, foi 22% maior em relação à edição anterior.
De acordo com o Programa de Dados da Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), foram identificados mais de 1,7 milhão de reais doados de forma on-line. O crescimento é observado também nas rede sociais e a hashtag #diadedoar acumula mais de 81 mil menções. Na imprensa, a ação também passou a ter relevância e chegou a mais de 1 mil matérias relacionadas ao tema.
Além disso, a quantidade de campanhas comunitárias também cresceu e passou de 30, em 2021, para 72 em 2022 e 92 na última edição. Recentemente, o Dia de Doar lançou a 4ª edição do edital de Apoio à Filantropia Comunitária, que disponibilizou R$ 50 mil para apoiar as campanhas e coalizões (buscam apoiar uma causa específica no âmbito regional ou nacional) e selecionou 50 para receberem o incentivo financeiro de R$ 1.000 para utilizar na conscientização de populações locais.
“O edital é uma forma de apoiar as campanhas e coalizões que buscam promover a ideia de uma sociedade mais participativa por meio da doação. Ano passado tivemos 92 campanhas participando do Dia de Doar, mas a expectativa é que neste ano o número aumente e cada vez mais tenhamos a união entre organizações sem fins lucrativos para demonstrar a força de sua atuação social”, afirma Carolina Farias, líder do Dia de Doar.
Confira algumas ações que acontecem em todas as regiões do país:
#DOAMANAUS
Até o momento, campanhas comunitárias estão confirmadas em todas as regiões do país. Uma delas, acontece pela segunda vez em Manaus (AM) e reúne duas organizações em uma panfletagem e divulgação das instituições em shoppings da cidade. “Para mim, doar é dedicar algo ao outro, seja tempo, recursos ou até mesmo o amor. É a segunda vez que participamos e todo o valor recebido no Dia de Doar e com a campanha será revertido para duas organizações que atuam na causa da criança e do adolescente”, conta Cleslley Rodrigues, diretor executivo do Núcleo de Assistência à Criança e a Família em Situação de Risco (NACER).
#DOAILHÉUS
Uma das organizações selecionadas no edital é a ONG Planeta dos Bichos, de Ilhéus (BA), que atua pela causa animal, resgatando, cuidando e buscando tutores para os animais. Neste ano, vão participar pela segunda vez do Dia de Doar e estão programadas ações em parceria com outras instituições, mas também uma exclusiva.
“Se inscrevemos no edital porque queremos implantar a cultura de doação vinculada a uma data. Ano passado, participamos pela primeira vez e apesar de ações tímidas, ficamos com aquele gostinho de ‘quero mais’. Acreditamos que podemos fazer o movimento crescer e envolver outras instituições”, comenta Claudia Ribeiro, voluntária da ONG Planeta dos Bichos.
DE MÃOS DADAS – FLORESCER AÇÃO SOCIAL #DOADENISE
A campanha comunitária De Mãos Dadas – Mutirão Colorido, realizada em Denise (MT), surgiu para mobilizar a comunidade e parceiros na revitalização da unidade de atendimento da filial, ao mesmo tempo em que promove a conscientização sobre a importância do Dia de Doar. Direcionada a 198 crianças, adolescentes, jovens e adultos, a iniciativa busca engajar diferentes públicos na pintura colaborativa das instalações, um almoço comunitário e um bate-papo especial com o ex-jogador da Seleção Brasileira e empresário Edmilson, fundador da Fundação Edmilson, além da Diretoria da Florescer, com o objetivo de sensibilizar empresários locais sobre o impacto da doação no desenvolvimento da comunidade.
Para Claudinéia Pinheiro Voltolini, diretora e presidente da instituição, “doar é amor, é propósito, é sensibilidade, é entender que podemos dar muito mais do que imaginamos e não falamos somente de recurso financeiro, falamos de afeto, de cuidado, de atenção, de ouvir sem nenhum interesse de troca. E mais do que nunca sentimos que o mundo precisa disso”.
#DOAITAJAI
No Sul, mais um ano acontece o Doa Itajaí, em Santa Catarina. Nesta edição, vão ocorrer diversas palestras de interesse das OSCs e apresentações musicais. Uma das palestras será direcionada para empresários e contadores com o tema: destinação do imposto de renda para projetos sociais.
Para Wilson Reginatto Jr, mobilizador de recursos da Associação Amor Para Down, “doar e se importar com o outro é cultivar a generosidade e a sensibilidade”. A campanha foi uma das selecionadas no edital e Wilson afirma que a inscrição foi feita visando o engajamento e esforço dos anos anteriores, que tende a ser maior neste ano.
CONEXÃO #DOAMG
Em 29 de novembro acontece em Belo Horizonte (MG) a 3ª edição da Conexão #DoaMG. A campanha vai acontecer na Fundação Dom Cabral (FDC) e é realizada pela Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG) e pela empresa Bliiv. No mesmo dia, ocorrerá a premiação do Prêmio Notáveis, criado neste ano e que reconhecerá grandes nomes do impacto social. “
O lema da campanha deste ano é “Conectar para Transformar”, e a proposta é criar um ambiente de colaboração, troca de ideias e fortalecimento do setor. “Para mim, doar é praticar o amor da maneira mais pura e verdadeira. É agir pelo coletivo, ter consciência do lugar de privilégio, das carências humanas, e fazer algo para mudar a realidade e para transformar o mundo em que vivemos em um lugar melhor. Amor é verbo, mas requer ação”, afirma Julia Caldas de Almeida, superintendente executiva da FUNDAMIG e líder da campanha do dia de doar em Minas Gerais.
Monumentos iluminados
Em comemoração ao Dia de Doar, o Instituto Phi promove a articulação de iluminação em alguns monumentos e pontos turísticos espalhados pelo Brasil.
No Rio de Janeiro, dois cartões postais com importância mundial e histórica ficarão na cor laranja, o Cristo Redentor e o Estádio Jornalista Mário Filho, mundialmente conhecido como Maracanã, esse graças ao apoio do Instituto MOL.
Outros monumentos que se uniram de laranja pela causa são: a estátua do Grande Buda de Ibiraçu, no Espírito Santo, a Arena POA, no Rio Grande do Sul e diversos pontos culturais em São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari.
No Ceará, a estátua do Padre Cícero, com apoio da Rede Salesiana Brasil ficará iluminada na cor verde durante o dia.
Podcast Minha História de Doação
Em setembro, o Dia de Doar realizou o lançamento do podcast itinerante Minha História de Doação, que traz histórias de pessoas e organizações de todas as regiões do Brasil e de uma cidade no Uruguai. Contados em primeira mão, os episódios têm duração média de 30 a 40 minutos e cinco já foram lançados e estão disponíveis no spotify.
O primeiro, Combate à violência doméstica a partir de uma feira do bem, foi gravado em Duque de Caxias (RJ) com Patrícia Sudré, idealizadora do coletivo Feira do Artesão. O episódio Os desafios de manter animais saudáveis e felizes em Ilhéus (BA) foi o segundo e trouxe Ceiça e a Claudia Ribeiro, da ONG Planeta dos Bichos, de Ilhéus (BA). Titulado de A união do povo preto para se tornarem visíveis e fortes em Salvador (BA), o terceiro episódio é contado pelo ativista Dhay Borges, que narra a história do coletivo e a sua.
As gravações ocorreram entre os meses de julho e setembro de 2024 e os episódios foram conduzidos por Carolina Farias, líder do Dia de Doar. Dentre os entrevistados, estão gestores de OSCs, gerentes e coordenadores de marketing e de captação de recursos, doadores e voluntários (pessoa física). O projeto é realizado pela ABCR e o Giving Tuesday, com promoção do Movimento por uma cultura de doação e contou com apoio da Rede Comuá, por meio do Programa Saberes, patrocínio da Doare e parceria com o Observatório do Terceiro Setor.
Edição anterior teve aumento no impacto
Além do crescimento monetário e de visibilidade, em 2023, o Dia de Doar tornou-se parte do calendário do Terceiro Setor e da sociedade civil, principalmente pelo aumento no número de cidades em que o Projeto de Lei foi aprovado, que foi de 26 em 2022 (ano da aprovação), para 51 em 2023. A data também passou a ser reconhecida por organizações sem fins lucrativos, artistas, influenciadores e municípios, que se engajaram na causa. Na ocasião, vários monumentos importantes pelo Brasil foram iluminados na cor laranja e grandes empresas incorporaram a data em seus planejamentos e realizaram ações para serem convertidas em doações.