• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
segunda-feira, 19 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home ESG

Dia de Doar acontece em 03 de dezembro e busca conscientizar brasileiros sobre cultura de doação

Edição de 2024 conta com lançamento de documentário no GloboPlay e de podcast itinerante com histórias de doação

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
28/11/2024
em ESG
A A
Imagem: divulgação

Imagem: divulgação

LEIA TAMBÉM

Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável produzido no Jequitinhonha

CEO do Grupo Carrefour Brasil recebe prêmio por atuação em diversidade racial

Em poucos dias chega a data de maior solidariedade do ano: o Dia de Doar. Celebrado neste ano em 03 de dezembro, a data faz parte do calendário brasileiro desde 2013 e é um momento de promover a generosidade. Para comemorar a 11ª edição, alguns monumentos, como o Cristo Redentor (RJ) e a estátua do Padre Cícero (CE) serão iluminados, e também será lançado no GloboPlay o documentário DOAR, que apresenta histórias de pessoas comuns que tiveram suas vidas transformadas por meio da cultura de doação.

Em 2023, a data mobilizou mais de 7 milhões de reais e a ação alcançou 39 milhões de pessoas. Em comparação aos anos anteriores, foi registrado um aumento nos números de impacto, e a expectativa é que, neste ano, mais pessoas sejam alcançadas e façam suas doações. O valor arrecadado no último ano, por exemplo, foi 22% maior em relação à edição anterior. 

De acordo com o Programa de Dados da Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), foram identificados mais de 1,7 milhão de reais doados de forma on-line. O crescimento é observado também nas rede sociais e a hashtag #diadedoar acumula mais de 81 mil menções. Na imprensa, a ação também passou a ter relevância e chegou a mais de 1 mil matérias relacionadas ao tema. 

Além disso, a quantidade de campanhas comunitárias também cresceu e passou de 30, em 2021, para 72 em 2022 e 92 na última edição. Recentemente, o Dia de Doar lançou a 4ª edição do edital de Apoio à Filantropia Comunitária, que disponibilizou R$ 50 mil para apoiar as campanhas e coalizões (buscam apoiar uma causa específica no âmbito regional ou nacional) e selecionou 50 para receberem o incentivo financeiro de R$ 1.000 para utilizar na conscientização de populações locais. 

“O edital é uma forma de apoiar as campanhas e coalizões que buscam promover a ideia de uma sociedade mais participativa por meio da doação. Ano passado tivemos 92 campanhas participando do Dia de Doar, mas a expectativa é que neste ano o número aumente e cada vez mais tenhamos a união entre organizações sem fins lucrativos para demonstrar a força de sua atuação social”, afirma Carolina Farias, líder do Dia de Doar. 

Confira algumas ações que acontecem em todas as regiões do país:

#DOAMANAUS 

Até o momento, campanhas comunitárias estão confirmadas em todas as regiões do país. Uma delas, acontece pela segunda vez em Manaus (AM) e reúne duas organizações em uma panfletagem e divulgação das instituições em shoppings da cidade. “Para mim, doar é dedicar algo ao outro, seja tempo, recursos ou até mesmo o amor. É a segunda vez que participamos e todo o valor recebido no Dia de Doar e com a campanha será revertido para duas organizações que atuam na causa da criança e do adolescente”, conta Cleslley Rodrigues, diretor executivo do Núcleo de Assistência à Criança e a Família em Situação de Risco (NACER). 

#DOAILHÉUS

Uma das organizações selecionadas no edital é a ONG Planeta dos Bichos, de Ilhéus (BA), que atua pela causa animal, resgatando, cuidando e buscando tutores para os animais. Neste ano, vão participar pela segunda vez do Dia de Doar e estão programadas ações em parceria com outras instituições, mas também uma exclusiva. 

“Se inscrevemos no edital porque queremos implantar a cultura de doação vinculada a uma data. Ano passado, participamos pela primeira vez e apesar de ações tímidas, ficamos com aquele gostinho de ‘quero mais’. Acreditamos que podemos fazer o movimento crescer e envolver outras instituições”, comenta Claudia Ribeiro, voluntária da ONG Planeta dos Bichos. 

DE MÃOS DADAS – FLORESCER AÇÃO SOCIAL #DOADENISE

A campanha comunitária De Mãos Dadas – Mutirão Colorido, realizada em Denise (MT), surgiu para mobilizar a comunidade e parceiros na revitalização da unidade de atendimento da filial, ao mesmo tempo em que promove a conscientização sobre a importância do Dia de Doar. Direcionada a 198 crianças, adolescentes, jovens e adultos, a iniciativa busca engajar diferentes públicos na pintura colaborativa das instalações, um almoço comunitário e um bate-papo especial com o ex-jogador da Seleção Brasileira e empresário Edmilson, fundador da Fundação Edmilson, além da Diretoria da Florescer, com o objetivo de sensibilizar empresários locais sobre o impacto da doação no desenvolvimento da comunidade. 

Para Claudinéia Pinheiro Voltolini, diretora e presidente da instituição, “doar é amor, é propósito, é sensibilidade, é entender que podemos dar muito mais do que imaginamos e não falamos somente de recurso financeiro, falamos de afeto, de cuidado, de atenção, de ouvir sem nenhum interesse de troca. E mais do que nunca sentimos que o mundo precisa disso”.

#DOAITAJAI

No Sul, mais um ano acontece o Doa Itajaí, em Santa Catarina. Nesta edição, vão ocorrer diversas palestras de interesse das OSCs e apresentações musicais. Uma das palestras será direcionada para empresários e contadores com o tema: destinação do imposto de renda para projetos sociais.

Para Wilson Reginatto Jr, mobilizador de recursos da Associação Amor Para Down, “doar e se importar com o outro é cultivar a generosidade e a sensibilidade”. A campanha foi uma das selecionadas no edital e Wilson afirma que a inscrição foi feita visando o engajamento e esforço dos anos anteriores, que tende a ser maior neste ano.  

CONEXÃO #DOAMG

Em 29 de novembro acontece em Belo Horizonte (MG) a 3ª edição da Conexão #DoaMG. A campanha vai acontecer na Fundação Dom Cabral (FDC) e é  realizada pela Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG) e pela empresa Bliiv. No mesmo dia, ocorrerá a premiação do Prêmio Notáveis, criado neste ano e que reconhecerá grandes nomes do impacto social. “

O lema da campanha deste ano é “Conectar para Transformar”, e a proposta é criar um ambiente de colaboração, troca de ideias e fortalecimento do setor. “Para mim, doar é praticar o amor da maneira mais pura e verdadeira. É agir pelo coletivo,  ter consciência do lugar de privilégio, das carências humanas, e fazer algo para mudar a realidade e para transformar o mundo em que vivemos em um lugar melhor. Amor é verbo, mas requer ação”, afirma Julia Caldas de Almeida, superintendente executiva da FUNDAMIG e líder da campanha do dia de doar em Minas Gerais.

Monumentos iluminados

Em comemoração ao Dia de Doar, o Instituto Phi promove a articulação de iluminação em alguns monumentos e pontos turísticos espalhados pelo Brasil.

No Rio de Janeiro, dois cartões postais com importância mundial e histórica ficarão na cor laranja, o Cristo Redentor e o Estádio Jornalista Mário Filho, mundialmente conhecido como Maracanã, esse graças ao apoio do Instituto MOL.

Outros monumentos que se uniram de laranja pela causa são: a estátua do Grande Buda de Ibiraçu, no Espírito Santo, a Arena POA, no Rio Grande do Sul e diversos pontos culturais em São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari.

No Ceará, a estátua do Padre Cícero, com apoio da Rede Salesiana Brasil ficará iluminada na cor verde durante o dia.

Podcast Minha História de Doação 

Em setembro, o Dia de Doar realizou o lançamento do podcast itinerante Minha História de Doação, que traz histórias de pessoas e organizações de todas as regiões do Brasil e de uma cidade no Uruguai. Contados em primeira mão, os episódios têm duração média de 30 a 40 minutos e cinco já foram lançados e estão disponíveis no spotify. 

O primeiro, Combate à violência doméstica a partir de uma feira do bem, foi gravado em Duque de Caxias (RJ) com Patrícia Sudré, idealizadora do coletivo Feira do Artesão. O episódio Os desafios de manter animais saudáveis e felizes em Ilhéus (BA) foi o segundo e trouxe Ceiça e a Claudia Ribeiro, da ONG Planeta dos Bichos, de Ilhéus (BA). Titulado de A união do povo preto para se tornarem visíveis e fortes em Salvador (BA), o terceiro episódio é contado pelo ativista Dhay Borges, que narra a história do coletivo e a sua.

As gravações ocorreram entre os meses de julho e setembro de 2024 e os episódios foram conduzidos por Carolina Farias, líder do Dia de Doar. Dentre os entrevistados, estão gestores de OSCs, gerentes e coordenadores de marketing e de captação de recursos, doadores e voluntários (pessoa física). O projeto é realizado pela ABCR e o Giving Tuesday, com promoção do Movimento por uma cultura de doação e contou com apoio da Rede Comuá, por meio do Programa Saberes, patrocínio da Doare e parceria com o Observatório do Terceiro Setor. 

Edição anterior teve aumento no impacto

Além do crescimento monetário e de visibilidade, em 2023, o Dia de Doar tornou-se parte do calendário do Terceiro Setor e da sociedade civil, principalmente pelo aumento no número de cidades em que o Projeto de Lei foi aprovado, que foi de 26 em 2022 (ano da aprovação), para 51 em 2023. A data também passou a ser reconhecida por organizações sem fins lucrativos, artistas, influenciadores e municípios, que se engajaram na causa. Na ocasião, vários monumentos importantes pelo Brasil foram iluminados na cor laranja e grandes empresas incorporaram a data em seus planejamentos e realizaram ações para serem convertidas em doações.  

Tags: Dia de DoarDoação
Anterior

São Paulo registra aumento no diesel comum

Próximo

Como recusar demandas no ambiente de trabalho em inglês de forma assertiva e respeitosa

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável produzido no Jequitinhonha
Empresas

Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável produzido no Jequitinhonha

por Jhulia Caballero

A Aperam BioEnergia foi a grande vencedora da edição 2025 do Prêmio ESG na categoria Inovação em Energia Renovável, no...

Leia maisDetails
CEO do Grupo Carrefour Brasil recebe prêmio por atuação em diversidade racial

CEO do Grupo Carrefour Brasil recebe prêmio por atuação em diversidade racial

Dia Mundial da Reciclagem: para onde vai o papel-moeda descartado por erros de impressão, controle de qualidade ou defeitos?

Dia Mundial da Reciclagem: para onde vai o papel-moeda descartado por erros de impressão, controle de qualidade ou defeitos?

A história de Isaelson Oliveira e o crescimento da Lavanderia 60 Minutos

A história de Isaelson Oliveira e o crescimento da Lavanderia 60 Minutos

Tecnologia prolonga vida útil de pneus OTR e evita geração de 73 toneladas de resíduos

Tecnologia prolonga vida útil de pneus OTR e evita geração de 73 toneladas de resíduos

Empresas se unem ao Movimento Violência Sexual Zero

Empresas se unem ao Movimento Violência Sexual Zero

Próximo
Como recusar demandas no ambiente de trabalho em inglês de forma assertiva e respeitosa

Como recusar demandas no ambiente de trabalho em inglês de forma assertiva e respeitosa

VIX Logística conquista prêmio de Melhor Operador Logístico e Armazenagem

VIX Logística conquista prêmio de Melhor Operador Logístico e Armazenagem

Elton Euler é primeiro cliente da TMB a faturar R$ 100 milhões com boleto parcelado

Elton Euler é primeiro cliente da TMB a faturar R$ 100 milhões com boleto parcelado

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.