O conselho da Walt Disney (DIS) está sondando quatro líderes da companhia como parte de uma busca formal por um eventual sucessor do CEO Bob Iger, segundo a Bloomberg News. O executivo já atuou por mais de 15 anos como CEO da The Walt Disney Company, e sob seu comando a empresa adquiriu a Pixar, Marvel, Lucasfilm e a 21th Century Fox.
Como parte do processo, a Disney pode nomear um executivo número dois – um diretor de operações ou presidente – para atuar por um tempo antes de Iger se afastar, de acordo com as pessoas. O contrato de Iger vai até o final de 2026, e nenhuma decisão sobre um sucessor é esperada este ano, disseram as pessoas.
Iger está dedicando tempo para se encontrar com todos os candidatos internos, ajudando-os a compreender sua abordagem em relação ao trabalho e apresentando-lhes as diversas unidades de negócios com as quais podem não estar familiarizados, conforme relatam fontes próximas. Todo esse processo está sendo observado de perto pelos acionistas que buscam garantir assentos no conselho da Disney durante a assembleia anual agendada para 3 de abril.
O presidente Mark Parker, conhecido por supervisionar uma transição bem-sucedida como CEO da Nike (NKE), está liderando o esforço, acompanhado por três outros membros do conselho: o presidente do Morgan Stanley (MS), James Gorman, a CEO da General Motors, Mary Barra, e o CEO da Lululemon Athletica, Calvin McDonald.
A maior empresa de entretenimento do mundo teve desafios com a sucessão no passado. Iger passou o bastão para o chefe dos parques Bob Chapek em fevereiro de 2020, apenas para retornar em novembro de 2022 em meio a perdas de TV via streaming e uma disputa pública entre a empresa e políticos da Flórida.