Distrito aponta as 20 startups mais promissoras da região 

Do top 20 de startups, 12 são brasileiras

Depois de dois anos difíceis para o setor de tecnologia, em função da escassez de capital provocada pela alta global dos juros, o apetite por risco volta a dar sinais de “recuperação e adaptação”. É o que aponta o relatório anual “Corrida dos Unicórnios” do Distrito – principal plataforma de inteligência artificial emergentes da América Latina. Abrangendo todo o ecossistema latino-americano pela primeira vez, o estudo rankeia as 100 startups com maior potencial de se tornarem unicórnios nos próximos anos.  

No top 20, 12 são brasileiras, com predomínio das fintechs como setor e do B2B como público-alvo; os modelos de negócios mantêm concentração em SaaS. Ainda no recorte das top 20, mais da metade têm menos de seis anos de fundação e, juntas, captaram quase US$1 bilhão em investimentos somente em 2023. “A nossa metodologia incorpora aspectos macroeconômicos, indicadores setoriais específicos e uma análise qualitativa das startups”, analisa Gustavo Gierun, CEO e co-fundador do Distrito. De acordo com o executivo, outro fator considerado na “Corrida dos Unicórnios” foi o valor das últimas rodadas de investimento que, estando acima da média do setor e do estágio, refletem a confiança do mercado no modelo de negócio e na proposta de valor da startup. 

As brasileiras são:

Na lista ampliada, o Brasil segue como maioria: das 100 startups latino-americanas analisadas a partir de características como tamanho, modelo e potencial de negócio, e que têm o maior potencial de chegar a um valuation bilionário em capital fechado ao longo de 2024, 49 são brasileiras. Colômbia (15), México (14), Argentina (11) e Chile (11) vêm na sequência. Juntas, elas receberam pouco mais de US$8,3 bilhões em e 386 rodadas de investimento

Com o anúncio das startups mais promissoras, o Distrito reafirma seu compromisso em impulsionar o empreendedorismo, a inovação e transformação digital no Brasil, fornecendo dados e inteligência para o mercado, além de visibilidade para as empresas que estão moldando o futuro do país. Para ter acesso a lista completa, basta clicar aqui.

Sair da versão mobile