ECONOMIA CIRCULAR: Startup aproveita caroço de fruta e cria valor

Kern Tec, a startup austríaca, gira cerca de US$12, 8 milhões ao solucionar o descarte de processadores e agricultores.

Reprodução/ Kern Tech

A Kern Tec vem revolucionando o mercado agrícola, ao criar um destino para os subprodutos excedentes nas plantações e utilizá-los nas produções de geleias, marmeladas e sucos. A Food Tech é especializada em processamento de caroço de frutas, desenvolvendo  produtos que variam de “leite vegetal”a pasta de nozes.

O crescimento foi tanto que o arrecadamento estimado foi de US$12,8 milhões em uma rodada de investimentos, rankeado como aportes de “Série A”. 

A startup foi fundada em 2019, após conversas com agricultores e processadores austríacos que sofriam com o excesso de subprodutos derivados de sua produção.

Ao transformar os caroços em ingredientes alimentares, a empresa promove um sistema circular com menos desperdício de alimentos. Segundo dados publicados pela empresa, somente na Europa, são descartados todos os anos mais de 500 mil toneladas de caroços de frutas, representando 18,6% do total do setor frutícola europeu. 

Por conta desse movimento circular protagonizado pela empresa, 52% menos de C02 é consumido e 67% da quantidade de água é reduzida.

Sair da versão mobile