Em um mundo cada vez mais conectado e competitivo, a otimização das operações logísticas tornou-se um dos principais diferenciais para multinacionais que desejam expandir sua presença internacional e gerar valor com rapidez, segurança e controle de custos. Gerenciar com excelência o fluxo de produtos, informações e serviços, desde a origem até o consumidor final, é um desafio complexo que exige ações coordenadas, tecnologias avançadas e constante adaptação às realidades locais e exigências globais.
A relevância dessa transformação é destacada no livro acadêmico “Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial”, do professor emérito Ronald Ballou, considerado o pai da Logística Empresarial. O autor apresenta estudos que indicam que a logística pode ser responsável por até 80% das vendas de uma empresa, sendo considerada uma das áreas mais estratégicas para o sucesso do negócio. Sua atuação eficiente contribui diretamente para a redução de custos, expansão de mercado e aumento da satisfação dos clientes — transformando-se em um diferencial competitivo para organizações com presença global.
Um exemplo concreto desse avanço é a Neodent, multinacional curitibana do setor de implantodontia, presente em 97 países. A empresa tem investido constantemente na modernização de suas operações logísticas e na ampliação de sua capilaridade no Brasil. No último ano, inaugurou uma nova unidade em Belo Horizonte, cidade estratégica tanto pelo seu PIB quanto pela alta concentração de profissionais da odontologia. “Este centro reúne loja, sala de treinamento e uma área de distribuição equipada com o sistema picking by light, que automatiza e otimiza a separação de pedidos. A estrutura fortalece a logística nacional da marca, permitindo entregas mais rápidas e eficientes para Minas Gerais e o Norte do país”, afirma o gerente de Logística da Neodent, Juliano Souza.
Outro investimento relevante da Neodent está na adoção de soluções tecnológicas e sustentáveis voltadas à chamada “última milha” — fase final da entrega ao cliente, que representa, em média, 20% do custo total da cadeia logística. Há 4 anos, a empresa utiliza armários inteligentes (smart lockers) em diversas capitais brasileiras — como Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Goiânia (GO), Recife (PE), Brasília (DF) e Cuiabá (MT) —, facilitando a retirada dos produtos e otimizando a experiência do cliente.
Além disso, em Salvador, a multinacional também implementou uma operação inédita de transporte de materiais de saúde por drones, com foco em entregas expressas. Do lançamento, em fevereiro, até maio de 2025, foram realizados quase 160 voos, totalizando mais de 45 horas de operação e mais de 32 kg de produtos odontológicos transportados em um trajeto de 1.127 quilômetros. A iniciativa já reduziu significativamente o tempo de entrega e proporcionou uma economia de aproximadamente 385 kg de gás carbônico em comparação ao transporte convencional, contribuindo para uma logística mais sustentável.
No segmento de alinhadores ortodônticos transparentes, a ClearCorrect — marca do Grupo Straumann, assim como a Neodent — é outro exemplo de como esse aspecto impulsiona o crescimento. Em 2021, ao inaugurar sua primeira fábrica fora dos Estados Unidos, em Curitiba, a empresa aplicou o conceito Lean, que busca aperfeiçoar a entrega de valor ao cliente por meio da eliminação contínua de desperdícios, com o mínimo consumo de recursos e o máximo aproveitamento do conhecimento e da habilidade das pessoas envolvidas no processo.
Para isso, incorporou novas tecnologias, adquiriu máquinas de alta performance e capacitou equipes, reduzindo o tempo médio de entrega de nove para cinco dias úteis, se tornando a marca do segmento com o menor prazo. “No caso dos alinhadores, a eficiência logística começa ainda na cadeira do dentista. Com o uso de scanners intraorais, o planejamento do tratamento é realizado digitalmente e transmitido diretamente à fábrica, onde moldes personalizados são produzidos por meio de impressão 3D. Como cada alinhador é feito sob medida, não há necessidade de estoque. Além disso, a produção da resina utilizada no processo — anteriormente terceirizada — foi internalizada com o investimento na Yller Biomateriais, ampliando a escala e o controle do fluxo produtivo”, explica o diretor de Operações do Grupo Straumann no Brasil, Rodrigo Pascini.
Esses exemplos demonstram como empresas brasileiras com atuação global estão se posicionando de forma competitiva por meio da inovação e da logística inteligente. Em operações multinacionais, onde a diversidade regulatória, cultural e geográfica impõe desafios constantes, a gestão eficaz da cadeia logística se consolida como um pilar fundamental para o crescimento sustentável. “A eficiência logística não é apenas uma questão operacional, mas um pilar estratégico para garantir a excelência no atendimento, a escalabilidade do negócio e a competitividade em um mercado global cada vez mais dinâmico. Nosso compromisso com inovação e agilidade é o que nos permite entregar sorrisos em mais de 97 países com a mesma qualidade e confiança”, complementa Pascini.
À medida que tecnologias como inteligência artificial, automação e análise preditiva se tornam mais acessíveis, a tendência é que a logística assuma um protagonismo ainda maior nas decisões de negócio — não apenas como suporte, mas como parte do centro da estratégia corporativa. E, quando bem executada, essa visão transforma a logística em uma vantagem competitiva real e duradoura.