Eletrobras anuncia parceria com a C3 AI

A Eletrobras anunciou uma parceria com a empresa de tecnologia C3 AI para integrar a inteligência artificial (IA) na sua operação de transmissão de energia elétrica. O objetivo é aprimorar o monitoramento e a resolução de falhas em tempo real. A informação foi confirmada por ambas as empresas à Reuters.

A ferramenta C3 AI Grid Intelligence, já implementada em dez subestações da Eletrobras em 2024, será expandida para cobrir todos os ativos de transmissão da companhia. A Eletrobras é a maior operadora do Brasil no segmento, responsável por 74 mil quilômetros de linhas, o que representa 37% do Sistema Interligado Nacional (SIN). O valor do acordo não foi divulgado.

A aposta da Eletrobras na IA ocorre em um cenário global de crescente investimento em redes elétricas. As empresas buscam se preparar para operações mais complexas e para a diversificação da matriz energética, além de reforçar a segurança contra eventos climáticos extremos. No Brasil, um dos principais desafios são os incêndios, que no ano passado causaram um recorde de 931 desligamentos de linhas de transmissão, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Em comunicado conjunto, as empresas afirmaram que a solução da C3 AI eleva a resiliência e a confiabilidade da rede. A tecnologia agiliza a correção de falhas, identificando alarmes, agrupando incidentes e localizando os equipamentos e subestações afetados em menos de dez segundos. Anteriormente, esse processo poderia levar de minutos a horas.

Pablo Flores, gerente executivo de Proteção, Automação e Controle de Sistemas de Operação da Eletrobras, destacou que a modernização dos processos permite uma resposta mais rápida e eficaz aos incidentes, garantindo a estabilidade do sistema. A Eletrobras também começou a usar outra ferramenta da C3 AI para otimizar a produção de relatórios operacionais, liberando os profissionais para atividades de maior valor.

Thomas M. Siebel, presidente do conselho e CEO da C3 AI, ressaltou que a parceria reforça o papel da empresa como fornecedora de soluções para infraestrutura crítica. “A expansão e a resiliência dos sistemas de energia no mundo continuam sendo prioridade para a C3 AI”, afirmou.

Sair da versão mobile