A Embraer anunciou nesta segunda-feira (30) a confirmação de um novo pedido de seis aeronaves de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano. A empresa, no entanto, não revelou o nome do cliente.
Em reação ao anúncio, as ações da Embraer registram alta no último pregão de 2024. Por volta das 10h50 (horário de Brasília), os papéis subiam 0,44%, cotados a R$ 56,58. Na máxima do dia, as ações chegaram a avançar 1,35%, alcançando R$ 57,09. Em 2024, as ações da Embraer acumulam ganhos superiores a 150%, destacando-se como a empresa com o melhor desempenho no índice Ibovespa (IBOV).
“É com grande satisfação que anunciamos novas vendas do A-29 Super Tucano, pois consideramos que essa aeronave é ideal para muitos países no mundo todo”, afirmou o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior, em comunicado.
De acordo com a Embraer, as aeronaves serão equipadas com capacidades aprimoradas para realizar missões como interdição aérea, apoio aéreo tático, patrulha marítima, ataque marítimo e outras operações de defesa territorial.
Esse é o segundo pedido recebido pela Embraer em apenas dois dias úteis. Na última sexta-feira (17), a fabricante brasileira anunciou uma encomenda de duas aeronaves C-390 também para um cliente não informado. As encomendas realizadas nos últimos dias serão incluídas na carteira do quarto trimestre deste ano e as entregas devem ocorrem em 2026.