• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
domingo, 15 junho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

Empresa mineira cria cashback social: pontos podem ser convertidos em doações para ONGs

Aluísio Diniz Cirino, CEO da Lecupon diz que consequências ambientais e sociais estão sendo cada vez mais analisadas pelos consumidores brasileiros e as marcas precisam se adaptar a esses novos valores

Fernanda Alves por Fernanda Alves
28/11/2023
em Empresas
A A

LEIA TAMBÉM

Starbucks diz “Vamos Retomar?” aos clientes no Brasil com oferecimento de bebida gratuita

ENGIE Brasil Energia inova com investimento em drones

A estratégia de recompensa tem se mostrado uma aposta assertiva para estreitar o relacionamento com clientes e construir uma base de fiéis consumidores.  Essa abordagem tem sido apreciada pelos clientes, pois basta um simples cadastro para acumular pontos e uma série de benefícios. Dessa forma, os consumidores são impulsionados a encher mais os carrinhos de compras, enquanto as empresas melhoram suas margens de lucro, tornando-se um verdadeiro ganha-ganha.

Para se ter uma ideia, segunda a Associação Brasileira das Empresas de Mercado de Fidelização atualmente, 65% dos brasileiros preferem realizar compras com marcas que oferecem o benefício, 61% costumam concentrar suas compras nesses estabelecimentos e 72% dão, inclusive, dicas a amigos e parentes sobre marcas e empresas que disponibilizam esse tipo de ação. Quando se referem a razão pela qual participam, “economizar dinheiro” é a mais citada por 71% dos usuários dos programas. Benefícios intangíveis, como a realização de um sonho, por exemplo, foram menos mencionados, por 23% dos usuários entrevistados.

Aspecto social e gamificação se sobressaem nas dinâmicas de consumo

O comportamento do consumidor tem passado por uma constante evolução global ao longo dos anos. Preocupações relacionadas a questões sociais e sustentáveis estão ganhando cada vez mais destaque nas dinâmicas de consumo, e essa tendência também aponta para um movimento que deve alcançar o Brasil.

Conforme indicado pelo relatório “O que os britânicos desejam em programas de fidelidade”, publicado pela mesma instituição, 28% dos consumidores no Reino Unido expressaram preferência por programas que permitem a conversão de pontos em doações para instituições de caridade e causas ambientais.

Aluísio Diniz Cirino, CEO da Lecupon, acredita que os consumidores estão considerando as consequências ambientais e sociais antes de fazer uma compra e as marcas precisam se adaptar aos valores do seu público. “À medida que a consciência ambiental aumenta, os consumidores vão pressionando suas marcas favoritas para se tornarem parte da solução. Algumas empresas têm adotado iniciativas para recompensar clientes que fazem escolhas sustentáveis e isso significa um alinhamento com a nova demanda”, frisa.  

Outra tendência que tem crescido por gerar interação dos clientes é o uso de gamificação, no qual os programas de fidelidade só oferecem recompensas após alcançar determinada meta. Quando aplicada a programas de fidelidade, ela torna as interações mais divertidas e envolventes e, consequentemente, geram engajamento e melhores resultando para os negócios.

O CEO destaca, no entanto, que essas inovações precisam ser bem estruturadas, por meio de parcerias estratégicas que geram conexões com seus clientes e opções mais econômicas em um cenário de incertezas.

“Plataformas que oferecem uma customização dos seus aplicativos, com o uso de banners e notificações push são boas iniciativas. Eles criam um reforço de marca e sempre lembram o consumidor das vantagens de ser seu usuário. Assim, é possível gerar mais dados para melhores análises, previsões e personalização da marca com o cliente”, destaca.

No entanto, Cirino ressalta que as empresas precisam selecionar parceiros que sejam importantes para os seus clientes, confiáveis e tenham a capacidade de oferecer recompensas relevantes. Uma delas é baseada na geolocalização do consumidor. “As empresas precisam levar em consideração que o Brasil é um país com dimensões continentais, então, não adianta oferecer vários benefícios em estabelecimentos que não estão presentes ou não entregam na cidade do seu cliente”, esclarece.

Tecnologia a favor

Tem chamado atenção das empresas o fato que, em 2024, o Google Chrome começará o processo de encerramento de suporte aos cookies de terceiros, migrando gradualmente os clientes para a Privacy Sandbox, um modelo mais seguro e menos invasivo que o atual.

Ao mesmo tempo que essa medida representa segurança aos consumidores, pode representar uma ameaça aos clientes porque a proposta é agrupar usuários com base em padrões de navegação, ao invés de analisar os hábitos individuais como ocorre hoje.

Nesse cenário, as marcas estão apostando nos programas de fidelidade que promovem a hiperpersonalização, tratando cada cliente de forma individualizada e  com base nos dados coletados. “Esse nível de personalização agrada e motiva os clientes, melhorando sua impressão sobre a companhia e, ao mesmo tempo, traz vantagens para as empresas, como direcionamento de leads mais qualificados, acompanhamento e melhoria constante do marketing e Diminuição do Custo de Aquisição do Cliente (CAC)”, destaca o CEO. “Um clube de vantagens com painéis de dados, por exemplo, pode ajudar a dar insights valiosos sobre seus clientes e direcionar suas campanhas de marketing no futuro”.

Sobre a Lecupon

A Lecupon oferece uma solução completa, ajudando empresas no mercado B2B2C a criarem o seu próprio clube de vantagens, ajudando a solucionar as principais dores do mercado: atração, retenção e fidelização. A plataforma conta com o desenvolvimento de aplicativo white label, carteira digital, cardápio de ofertas, painel de dados e assessoria para acompanhar o sucesso do cliente. Com uma rede de parceiros com mais de 25 mil marcas, a Lecupon oferece às empresas a possibilidade de trabalharem a fidelização da sua base por meio de uma transformação no relacionamento com os clientes.

Imagem: Freepik

Anterior

Faturamento das PMEs avança 9,4% no terceiro trimestre na comparação anual

Próximo

Sicredi conquista evolução em rating ESG global

Fernanda Alves

Fernanda Alves

Leia também

Starbucks diz “Vamos Retomar?” aos clientes no Brasil com oferecimento de bebida gratuita
Empresas

Starbucks diz “Vamos Retomar?” aos clientes no Brasil com oferecimento de bebida gratuita

por Jhulia Caballero

A Starbucks está escrevendo um novo capítulo no Brasil. Com café de alta qualidade e sabor delicioso, momentos de conexão...

Leia maisDetails
ENGIE Brasil Energia inova com investimento em drones

ENGIE Brasil Energia inova com investimento em drones

ERT reforça protagonismo em inovação sustentável no Bioplastics Brazil 2025

ERT reforça protagonismo em inovação sustentável no Bioplastics Brazil 2025

Starbucks acelera implementação de novo modelo de atendimento para impulsionar vendas

Starbucks amplia reformulação operacional para toda a América do Norte

Prioridade 10 fatura mais de R$34 milhões no primeiro trimestre de 2025

Prioridade 10 fatura mais de R$34 milhões no primeiro trimestre de 2025

Rede de minimercados chega às universidades e aposta em novo nicho

Rede de minimercados chega às universidades e aposta em novo nicho

Próximo
Sicredi conquista evolução em rating ESG global

Sicredi conquista evolução em rating ESG global

Agricultura sustentável beneficia um setor importante para o país

Agricultura sustentável beneficia um setor importante para o país

Como é ser um médico na era digital?

Como é ser um médico na era digital?

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.