A felicidade no trabalho é um conceito cada vez mais presente em empresas que buscam promover um ambiente de bem-estar e produtividade. Projetos de felicidade corporativa vêm se consolidando como uma estratégia eficaz para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, impulsionando tanto o desempenho quanto a retenção de talentos.
Segundo uma pesquisa da plataforma HR First Class, 42% das lideranças de RH entrevistadas afirmaram que suas empresas ainda não estão alinhadas com essa questão. Essa preocupação é corroborada por estudos da Saïd Business School e da Universidade de Oxford, que mostram que colaboradores felizes apresentam um aumento de 13% na produtividade, impulsionado pela motivação e menor índice de erros.
Dados da Gallup também destacam que a satisfação no trabalho, que pode reduzir acidentes em até 50%, enquanto a Harvard Business Review estima que a infelicidade no ambiente corporativo resulta em prejuízos bilionários devido à queda na produtividade.
A Mundial Logistics, reconhecida por sua liderança no setor de logística promocional e como operadora para a indústria da saúde, desenvolveu um modelo inovador de gestão com a implementação da Diretoria de Felicidade Corporativa, há dois anos.
Sob a liderança de Vanessa Beeke, a empresa lançou iniciativas como o programa “Bem Estar”, focado no cuidado com a saúde física e mental de seus colaboradores. O programa tem um compromisso inclusivo, com 85% de profissionais com deficiência (PCDs) participantes no atendimento de massoterapia. Além disso, o Acolhimento Psicológico está disponível para todos os funcionários da empresa.
Essas ações geraram resultados positivos no clima organizacional, refletindo na motivação e produtividade das equipes. O ambiente criado pela Mundial Logistics favorece o desenvolvimento profissional e contribui para a construção de uma marca forte empregadora, com iniciativas voltadas ao bem-estar e à satisfação dos colaboradores, como a criação de um espaço de convivência com salão de jogos e outras atividades.