• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 2 dezembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Carreira

Empresas juniores formam universitários com as soft skills mais buscadas pelo mercado

Redação por Redação
09/04/2025
em Carreira
A A
RPDOIS Fotografia

RPDOIS Fotografia

LEIA TAMBÉM

Zabbix forma mais de mil profissionais de TI no Brasil e expande capacitação gratuita

A LIDERANÇA TRANSGERACIONAL: A Força que Une o que o Tempo Separou

Jovens que passam por empresas juniores conseguem emprego quatro vezes mais rápido do que colegas que não vivenciaram essa experiência. O dado, levantado pela Brasil Júnior, aponta que a atuação prática em projetos reais ainda durante a graduação torna esses estudantes mais preparados para os desafios profissionais.

As empresas juniores são organizações sem fins lucrativos criadas e geridas por universitários. Elas funcionam dentro das universidades e oferecem consultorias reais a micro e pequenos empreendedores, organizações sociais e instituições públicas. Hoje, estão presentes em 274 instituições de ensino superior e envolvem mais de 26 mil estudantes.

“Esses jovens lidam com clientes, lideram equipes, tomam decisões estratégicas e entregam resultados. Isso acelera o amadurecimento profissional e prepara os estudantes para contribuir desde o início da carreira”, afirma Caio Leal, presidente da Brasil Júnior.

O movimento soma 1.437 empresas juniores e R$ 83 milhões em faturamento em 2024, valor integralmente reinvestido em capacitação. A rede é coordenada pela Brasil Júnior, confederação que representa o Movimento Empresa Júnior (MEJ) em todo o país. O impacto também se reflete fora da universidade. Muitos ex-integrantes do MEJ ocupam hoje cargos de liderança em grandes empresas. Um dos nomes mais conhecidos é Fabricio Bloisi, ex-presidente do iFood e atualmente CEO global da Prosus, principal investidora e parceira da marca no Brasil. Também há ex-juniores em posições de destaque em empresas como Ambev, Stone e Nubank.

As principais competências desenvolvidas pelos estudantes incluem liderança, autonomia, comunicação, resolução de problemas, pensamento estratégico, gestão do tempo e trabalho em equipe. Para empresas que buscam talentos com alto potencial de entrega, a vivência em uma EJ pode ser um sinal de prontidão. 

Um dos exemplos mais concretos da aplicação prática desse modelo é a I9 Neuro, empresa júnior da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que desenvolve equipamentos de reabilitação física. Já entregou mais de 150 produtos em todas as regiões do país, ampliando o acesso a soluções acessíveis de saúde.

Além da formação técnica e comportamental, o movimento também se destaca pela diversidade. 52% dos membros são mulheres cis, 29% pertencem à comunidade LGBTQIAP+ e 32% vêm de famílias com renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo. Em agosto, João Pessoa (PB) sediará o ENEJ 2025, maior encontro de empreendedorismo jovem do mundo, com mais de 4 mil participantes esperados.

Tags: CarreiraEconomiaEmpresas JunioresNegóciosUniversitários
Anterior

Tenda tem alta em vendas e lançamentos no 1º trimestre

Próximo

Censo ABCR 2025 vai mapear o perfil do captador de recursos no Brasil

Redação

Redação

Leia também

Zabbix forma mais de mil profissionais de TI no Brasil e expande capacitação gratuita
Carreira

Zabbix forma mais de mil profissionais de TI no Brasil e expande capacitação gratuita

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Zabbix, referência global em monitoramento de código aberto, encerrou 2025 com um marco educacional relevante: mais de mil profissionais...

Leia maisDetails

A LIDERANÇA TRANSGERACIONAL: A Força que Une o que o Tempo Separou

PARECE, MAS NÃO É!

PARECE, MAS NÃO É!

LinkedIn atinge 75 milhões de usuários no Brasil 

LinkedIn lança campanha para fortalecer presença da marca além do ambiente corporativo

Chief of Staff: o C-level ‘invisível’ que revoluciona a gestão corporativa

Chief of Staff: o C-level ‘invisível’ que revoluciona a gestão corporativa

Zup lança programa de capacitação em tecnologia voltado para mulheres e grupos minorizados

Zup lança programa de capacitação em tecnologia voltado para mulheres e grupos minorizados

Próximo
Censo ABCR 2025 vai mapear o perfil do captador de recursos no Brasil

Censo ABCR 2025 vai mapear o perfil do captador de recursos no Brasil

Vendas no varejo do Brasil avançam 0,5%

Vendas no varejo do Brasil crescem 0,5% em fevereiro

NetApp vence o prêmio do Google Cloud 2025

NetApp vence o prêmio do Google Cloud 2025

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.