Erth Zayed Philanthropies anuncia compromisso filantrópico de USD 40 milhões

O compromisso principal apoiará comunidades indígenas e terá como objetivo proteger os ecossistemas ambientais

Ricardo Stuckert/PR

A Erth Zayed Philanthropies anunciou um compromisso filantrópico de USD 40 milhões em investimentos voltados para programas ambientais e de desenvolvimento sustentável no Brasil, reafirmando seu compromisso em gerar impactos positivos e duradouros nas comunidades ao redor do mundo.

O anúncio foi feito após a visita oficial ao Brasil de Sua Alteza Sheikh Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi, em representação ao Presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU). A visita incluiu discussões com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a Cúpula do G20 em novembro de 2024. A parceria entre os Emirados Árabes Unidos e o Brasil, que se iniciou há 50 anos, tem se expandido para diversas áreas, incluindo política, economia e cultura.

Como parte do ecossistema de Erth Zayed Philanthropies, os compromissos anunciados incluirão contribuições da Fundação Zayed Bin Sultan Al Nahyan para Caridade e Humanitarismo, da Fundação Khalifa Bin Zayed Al Nahyan, do Fundo de Conservação de Espécies Mohamed bin Zayed e do projeto Clean Rivers. Em colaboração com parceiros no Brasil, essas entidades implementarão uma série de programas voltados para a conservação ambiental e o empoderamento comunitário.

As principais iniciativas incluem apoiar comunidades indígenas na Amazônia para fortalecer meios de subsistência sustentáveis, combater a poluição como de resíduos plásticos na Amazônia para restaurar seus ecossistemas, expandir uma iniciativa agrícola no estado da Bahia, plantando 10.000 mudas de tamareiras e capacitando agricultores em práticas sustentáveis e, por fim, fornecer expertise técnica para proteger a rica biodiversidade do Brasil e seus ecossistemas críticos, contribuindo para a iniciativa Tropical Forests Forever Facility (TFFF), um mecanismo de USD 250 bilhões estabelecido pelo Brasil para conservar as florestas tropicais do mundo, anunciado durante a COP28 em Dubai.

“Reconhecendo os laços duradouros de amizade e cooperação entre os EAU e o Brasil, estamos orgulhosos em anunciar este compromisso por meio de Erth Zayed Philanthropies. Quando organizações colaboram, elas unem uma diversidade de expertises, recursos e perspectivas para enfrentar questões complexas, como a conservação ambiental, a resiliência comunitária e o desenvolvimento sustentável,” afirmou Sheikh Theyab bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan.

Sair da versão mobile