• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sábado, 1 novembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

ESG, AI, digitalização: o que as agências devem esperar para a comunicação em 2024?

Para especialista, o trabalho publicitário é uma peça importante nas estratégias de negócios das empresas, que envolve sintonia com os eventos regionais e globais. No ano que vem, os investimentos com anúncios em todo o mundo devem alcançar pela primeira vez a marca de US$ 1 trilhão

Marcela Faita por Marcela Faita
04/12/2023
em Mercado
A A

LEIA TAMBÉM

BNDES lança chamada pública para investir até R$ 1 bilhão em fundos de índice (ETFs)

Fleury compra Laboratório São Lucas por R$ 34 milhões

Conforme o calendário vai ficando mais perto do último mês do ano, as empresas começam a visualizar como será o próximo e a alinhar suas estratégias – com as agências de publicidade não é diferente. Mas, no caso dessas prestadoras de serviço, o planejamento leva em consideração as particularidades de cada cliente que elas atendem e como o que está acontecendo ao redor do mundo, das tendências tecnológicas ao cenário econômico e geopolítico, pode capitalizar oportunidades ou oferecer desafios para as marcas. 

“As agências desempenham um papel fundamental na criação e execução de campanhas impactantes, impulsionando um setor que não apenas reflete, mas também molda as narrativas que permeiam a sociedade contemporânea”, comenta Fábio Schmitz, publicitário e diretor de novos negócios da agência catarinense Seven Comunicação Total, que acumula quase três décadas de expertise no setor. 

Segundo ele, de forma geral, o cenário do mercado publicitário é sempre dinâmico e acelerado, mas já é possível antecipar alguns fatores que se apresentarão ou perpetuarão em 2024. Como é o caso das ferramentas de IA cada vez mais empregadas nos trabalhos que envolvem criação e a afirmação das redes sociais como canal de divulgação de marcas, mas também outros fatores como a pauta ESG. 

“As agências, sem dúvida, continuarão a acompanhar de perto a evolução constante da tecnologia, um fator-chave que molda as formas de comunicação e interação. Além disso, estão atentas às políticas ambientais, sociais e de governança, refletindo a crescente preocupação das empresas em se alinhar a práticas responsáveis. Outro elemento crucial no radar das agências é o comportamento do consumidor, uma variável sempre mutável e influenciada por fatores socioculturais. Antecipar essas mudanças é essencial para criar campanhas publicitárias eficazes que repercutem com o público-alvo”, comenta o publicitário. 

A expectativa econômica do mercado está alta.  As projeções para 2024 apontam para uma marca histórica, com o gasto em anúncios estimado em ultrapassar a cifra de US$ 1 trilhão, conforme indicado por um estudo da agência de marketing Warc, divulgado na segunda metade de 2023. Para o ano atual, a expectativa é que o setor alcance movimentações financeiras da ordem de US$ 963,4 bilhões.

Redes sociais com impacto cada vez maior

No universo digital, as redes sociais continuam a estar no centro dos investimentos publicitários, segundo o mesmo estudo, com uma previsão de crescimento de 11,5% até o final de 2023 e uma projeção ainda mais robusta de 12,8% para 2024, totalizando US$ 227,2 bilhões. No contexto brasileiro, dados do estudo Digital AdSpend Brasil, produzido pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media, indicam um crescimento de 11% no primeiro semestre de 2023, movimentando expressivos R$ 16,4 bilhões.

Mas outras mídias também merecem atenção, como é o caso da TV conectada, que é a publicidade na internet voltada para a veiculação na televisão. “O mercado publicitário se prepara para 2024 com uma visão abrangente, considerando desde as transformações tecnológicas até às demandas éticas e as nuances do comportamento do consumidor. Nesse cenário dinâmico, as agências precisam ter uma abordagem multifacetada, conscientes de que a adaptação contínua e a compreensão do ambiente em constante mudança são essenciais”, destaca Fábio. 

Anterior

As dez maiores remunerações no mercado financeiro, segundo a Michael Page

Próximo

Sustentabilidade: em 2024, 86% das empresas planejam investir mais em boas práticas ambientais

Marcela Faita

Marcela Faita

Leia também

BNDES Garagem lança novo ciclo de aceleração para seleção de empreendedores e startups
Mercado

BNDES lança chamada pública para investir até R$ 1 bilhão em fundos de índice (ETFs)

por João Pedro Camargo Corenciuc

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio de sua subsidiária BNDES Participações S.A. (BNDESPAR), anunciou nesta...

Leia maisDetails
O Grupo Fleury (FLRY3) expande sua atuação no interior paulista com a aquisição integral do Laboratório Confiance Medicina Diagnóstica

Fleury compra Laboratório São Lucas por R$ 34 milhões

MBRF dá início à sua trajetória na bolsa de valores

MBRF dispara mais de 20% após anúncio da Sadia Halal

Rio Bravo lança ETF inédito com índice próprio focado em ações de qualidade

Rio Bravo lança ETF inédito com índice próprio focado em ações de qualidade

Preço do açúcar bruto atinge o nível mais baixo em 5 anos

Preço do açúcar bruto atinge o nível mais baixo em 5 anos

CFO da OpenAI sinaliza futuro IPO, mas condiciona decisão ao mercado e preparo da empresa

Microsoft e OpenAI fecham novo acordo

Próximo
Sustentabilidade: em 2024, 86% das empresas planejam investir mais em boas práticas ambientais

Sustentabilidade: em 2024, 86% das empresas planejam investir mais em boas práticas ambientais

Selic: 98,90% de chances de ser reduzida para 11,75%, aponta indicador IEPS

Selic: 98,90% de chances de ser reduzida para 11,75%, aponta indicador IEPS

COP28 discute soluções ambientais na região norte do país

COP28 discute soluções ambientais na região norte do país

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.