Executivos optam por cursos de curta duração nos Estados Unidos

Empresa brasileira já formou três mil alunos na Ohio University, nos Estados Unidos LAIOB

Profissionais e executivos, principalmente, que atuam nas áreas de gestão, projetos, finanças e marketing, ou que buscam um desenvolvimento pessoal e de carreira de forma mais rápida, têm apostado em cursos de curta duração nos Estados Unidos. Diversas universidades americanas mantém programas em suas escolas de negócios, inclusive, com a possibilidade de bolsas de estudo de 30, 50, 70 e 100%.

Essa demanda tem um motivo. Um estudo do Instituto IIE (EUA) mostrou que 70% dos profissionais que estudaram fora avançaram na carreira, com desenvolvimento de soft skills e reconhecimento profissional, aumentando as chances de promoções e oportunidades em empresas globais.

A executiva Flavia Gil atua no mercado de e-commerce e realizou um programa de curta duração em marketing, na Ohio University, nos Estados Unidos, com uma bolsa de 70%. “A estrutura do programa é muito boa, a agenda muito bem organizada, tem muito conteúdo bacana, de business communication, marketing e também espaço para socializar, conhecer outras pessoas. É muito legal podermos usar toda a estrutura da universidade, desde academia, sala de aula, refeitório, biblioteca e passear pelo campus”, diz.

Para ela, um dos principais pontos do programa, que recebe pessoas de diversas nacionalidades, é o networking e interação. “Tem gente de cada lugar do país, com uma bagagem diferenciada, uma visão diferente. Então, as trocas que a gente faz são muito ricas e conexões que vamos levar quando voltarmos ao Brasil”, completa Flavia, que realizou o programa por meio do LAIOB, empresa que realiza cursos de curta duração nos Estados Unidos e Europa. 

O engenheiro de controle e automação, Henrique Venturelli, atua no mercado financeiro e realizou o curso de Corporate Finance, na Ohio University, com uma bolsa de 50%. “Uma oportunidade incrível para fazer networking e aprofundar seus conhecimentos em finanças. Temos professores bem experientes e com amplo conhecimento de corporate finance. Então, pra mim, que sou uma pessoa que trabalha no mercado financeiro está valendo super a pena”, disse. 

Atualmente, o LAIOB realiza quatro programas executivos na Ohio University: Strategic Marketing Management, Corporate Finance, Management e Project Management. 

“Uma das experiências mais engrandecedoras da minha área profissional. Além de aprender com profissionais que têm muitos anos de experiência, a troca que temos, o networking, e com certeza, a experiência de viver em uma universidade americana, é muito enriquecedor”, conta a empresária Larissa Scherer, que realizou o programa de Strategic Marketing Management no início deste ano. 

Em outubro de 2024, o LAIOB atingiu a marca de 3.000 pessoas formadas exclusivamente na Ohio University, via LAIOB. “Percebemos uma dificuldade em acessar grandes universidades, que tivessem cursos de curta duração para executivos, com menos burocracia e valores acessíveis. Nossa ideia era facilitar esse acesso e construir toda a trajetória das pessoas que desejam realizar um curso no exterior em instituições de ensino renomadas”, conta Luísa Vilela, CEO e Co-Fundadora do LAIOB. 

O processo seletivo para os programas executivos na Ohio University será aberto no próximo dia 15 e segue aberto até o dia 9 de maio. Os inscritos devem realizar uma entrevista por telefone ou em vídeo e o resultado dos aprovados será divulgado no dia 12 de maio. 

Sair da versão mobile