Família Coelho Diniz reforça posição no GPA e cobra mudanças no conselho

O Grupo Pão de Açúcar (GPA), sob o código PCAR3, informou no domingo que a família Coelho Diniz, agora maior acionista da companhia, solicitou a convocação de uma assembleia geral extraordinária. O objetivo é a destituição completa do conselho de administração e a eleição de novos membros para o colegiado do varejista de alimentos.

A movimentação vem após a família — composta por André Luiz, Alex Sandro, Fábio, Henrique Mulford e Helton Coelho Diniz — elevar sua participação na empresa para 24,6% do total de ações ordinárias. Com isso, eles superam o grupo francês Casino, ex-controlador do GPA, que detém 22,5%. Em meados de julho, os Coelho Diniz possuíam 17,7% das ações.

Segundo o comunicado, a intenção é buscar uma representatividade no conselho de forma proporcional à sua nova participação, indicando pessoas com qualificação técnica e reforçando competências alinhadas aos desafios da companhia. O conselho de administração do GPA manifestou apoio unânime à convocação da assembleia.

Além do pedido da família Diniz, a pauta da assembleia incluirá a eleição de um novo membro e seu suplente para o conselho fiscal, substituindo André Francez Nassar e Diego Xavier Mendes, que renunciaram aos cargos.

Uma fonte próxima à operação afirmou que a administração do GPA vê o movimento como algo natural, dada a ampliação da participação da família, que agora se torna majoritária e busca representatividade.

A mesma fonte adicionou que o pedido é visto de forma positiva, considerando que a família não integrava o conselho e aumentou sua participação diante da confiança no plano de turnaround (reviravolta) que a gestão atual tem conseguido implementar.

A área executiva da empresa entende que, por serem experientes no setor varejista, os Coelho Diniz podem agregar valor ao GPA. A gestão, por sua vez, segue focada em entregar resultados, avançar na execução do planejamento estratégico e reduzir a alavancagem da companhia

*Com informações da Reuters

Sair da versão mobile