O setor atacadista distribuidor brasileiro segue em trajetória de crescimento em 2025. Segundo os dados do Termômetro ABAD, no acumulado do ano (de janeiro a maio), o setor registrou um avanço de 6,2% em comparação com o mesmo período de 2024.
Esse desempenho é resultado de quase um semestre com dinâmica positiva: janeiro registrou alta de 8%, fevereiro, de 6,7%, março, de 8,4%, e, em maio, o aumento no faturamento foi de 3,6%. Em relação ao mês de abril, o crescimento foi de 9,1%, após uma queda de 5,1% naquele mês frente a março.
Para o presidente da ABAD e atual presidente da Unecs – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços, Leonardo Miguel Severini, “os números divulgados reforçam a solidez e a resiliência do setor. O crescimento acumulado de 6,2% até maio, com resultados positivos e consistentes ao longo dos primeiros meses do ano, mostra que o canal indireto segue desempenhando um papel fundamental no abastecimento do varejo em todas as regiões do país.”
Segundo ele, o desempenho se torna ainda mais relevante quando analisado à luz do cenário macroeconômico atual, que continua marcado por desafios importantes, como a manutenção dos juros em patamar elevado, a lenta recuperação da renda e as incertezas fiscais. “Ainda assim, observamos sinais de estabilização do consumo e uma reação gradual do mercado, o que demonstra a capacidade de adaptação e eficiência operacional das empresas do nosso setor.”
Na avaliação do presidente Leonardo, o Brasil segue sendo um país de grandes oportunidades para quem investe em inovação, logística e qualificação profissional. E é com esse espírito que a ABAD realiza sua 44ª Convenção Nacional e Anual do Canal Indireto, promovendo debates relevantes que contribuam para o ambiente de negócios.
Varejo em desaceleração
Segundo a NielsenIQ, apesar dos resultados positivos do setor, o mês de maio teve baixo crescimento em valor e queda em unidades, movimento puxado pelo início mais fraco do mês.
Apesar disso, os canais de venda apresentaram alta de 9,1%, impulsionados principalmente pelo bom desempenho dos segmentos Farma e Eletro (canal especializado + misto), que cresceram, respectivamente, 13,2% e 15,5% em comparação com o mês de abril.
O crescimento do canal Farma ocorreu em todas as regiões, acima da média do ano, com destaque especial para o Nordeste e o Sul do país. Farma e Eletro foram os canais que mostraram curva crescente ao longo do mês, encerrando o período com os maiores crescimentos em valor. Farma, contudo, foi o único a registrar crescimento também em unidades.
Termômetro
O Termômetro ABAD é uma pesquisa mensal feita em parceria com a NielsenIQ e elaborada a partir da coleta de dados de cerca de 60 empresas representativas do setor atacadista e distribuidor. Elas fornecem seus dados sob garantia de confidencialidade e têm acesso exclusivo ao relatório completo. Os números apresentados representam a média das informações pesquisadas.