O Grupo Fictor, holding de participação e investimentos especializada na gestão de empresas no mercado de private equity ingressa no setor de cultura a partir de uma aquisição realizada pela sua empresa de soluções financeiras, a FictorPay.
Pelo acordo, a FictorPay passa a deter 50% da operação da Tickets App, startup criada por Pedro Bernardes, Rafael Conrado e Pedro Maluli, e que com a reformulação passa a se chamar FICPASS. A nova marca nasce com a proposta de oferecer uma gama de serviços que vão da ticketeira ao financiamento de projetos, e tem lançamento previsto para o início de 2025.
“Nosso objetivo com a FICPASS é sermos umas das principais plataformas de financiamento de projetos culturais, impulsionando iniciativas que promovam arte, cultura e entretenimento. Acreditamos que essa parceria fortalece o ecossistema de produção cultural e fomenta a criatividade e inovação em todos os segmentos atendidos”, afirma Rafael Gois, CEO do Grupo Fictor.
A FICPASS será uma solução voltada ao B2B e ao B2C, aliando a expertise dos desenvolvedores da plataforma na área do entretenimento à oferta de serviços financeiros da FictorPay, com um portfólio de soluções que partem da emissão e gestão de ingressos à tecnologia financeira, fomentando o segmento de produção cultural. “As modalidades de financiamento do FICPASS vão ajudar produtores a viabilizarem projetos que, sem essa retaguarda financeira, não “sairiam do papel”, destaca o CEO da FictorPay, Ricardo Abdo.
A solução oferece personalização de níveis hierárquicos e recursos específicos para gestão financeira, vendas de ingressos e controle de virada de lotes. Um dos destaques é o recurso de split de pagamentos, que permite ao produtor utilizar diretamente o saldo das vendas para pagar fornecedores, eliminando a necessidade de transferências adicionais.
Além disso, fornece funcionalidades e links dedicados aos promoters, ampliando o alcance e simplificando a gestão das campanhas promocionais. Essa abordagem otimiza o fluxo financeiro, evita a bitributação e torna toda a operação mais eficiente e prática para os produtores.
O CEO do Grupo Fictor promete trazer uma solução inovadora e aderente às necessidades do mercado. “A experiência dos sócios da FICPASS na administração de casas noturnas; promoção, produção e venda de eventos comerciais, corporativos e universitários, além de organização e curadoria exposições culturais é um diferencial importante, pois ajuda a entender melhor as demandas e as dores dos produtores e consumidores de cultura e entretenimento”, finaliza.