Fundação Fenômenos realiza Demoday e reconhece dez projetos sociais de destaque

Imagem: reprodução

Fundação Fenômenos ― organização da sociedade civil fundada por Ronaldo Nazário, com foco na redução das desigualdades e no fortalecimento de comunidades ― promove, no dia 30 de julho, na sede da Galapagos Capital, o Demoday do Fenômenos Academy 2025, evento que marca o encerramento da primeira edição do principal programa de formação e impulsionamento de lideranças sociais da instituição. 

O Demoday é o ponto alto do programa: uma oportunidade para dez iniciativas de alto impacto ― selecionadas entre centenas de projetos de todo o país ― apresentarem suas soluções para uma banca avaliadora composta por profissionais com diferentes trajetórias, experiências e olhares. Essa curadoria tem como foco ampliar a representatividade e a qualidade do processo de seleção. Os convidados para essa edição são Rafael Ferreira, fundador e presidente da organização Mirante Cultural, Anderson Carlos Nogueira Oriente, professor de Economia e Economia Solidária, no Instituto Federal do Rio de Janeiro e conselheiro no CORECON-RJ e Diego Hypólito, medalhista olímpico e fundador do Instituto Hypolito. Os três projetos mais bem avaliados receberão apoio financeiro com valores escalonados e uso livre, conforme a estratégia de cada organização. 

A programação conta com a palestra de Bianca Monteiro, advogada especialista em 3º setor, sobre o impacto das organizações meio para eficiência da transformação social e a participação especial dos artistas Renan Teles e Roger Ramo do Movimento Vilarismo.  Além disso, será realizada uma roda de conversa com fenômenos de edições anteriores do programa, como Elizabete Rocha, presidente do Instituto Potências das Quebradas; Felipe Vitor, idealizador do projeto E-duk e Wilson Henrique Silva da Conceição, urbanista social e diretor da Associação Pró-Moradia Popular, organização voltada ao fortalecimento da rede de lideranças sociais. 

“O Demoday é uma oportunidade concreta de reconhecimento e conexão para as lideranças que participaram do programa. É quando as propostas ganham visibilidade institucional e ampliam suas chances de mobilizar novos apoios e parcerias”, afirma Patricia Viana, diretora geral da Fundação Fenômenos. 

A 1ª edição do Fenômenos Academy 2025 contou com mais de 500 lideranças de 222 cidades, em 25 estados. Após três meses de capacitação, mentorias individuais e workshops, o Demoday consolida essa jornada e marca o início de uma nova etapa para as iniciativas selecionadas: a de visibilidade, conexão e expansão. 

Os dez projetos finalistas vêm de oito cidades, em seis estados brasileiros: Amapá, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Amapá e Santa Catarina participam pela primeira vez do programa, ampliando o alcance territorial do Fenômenos Academy. Os representantes de diferentes etnias e culturas, refletem o compromisso da Fundação com a diversidade e o fortalecimento de vozes plurais. 

“Nosso papel é dar suporte a quem já está promovendo transformações reais nos territórios. O Demoday é a celebração desse protagonismo e uma ponte para que essas soluções locais cheguem ainda mais longe”, completa Patricia. 

Conheça os dez projetos finalistas 

Segunda edição com inscrições abertas 

Lideranças interessadas em participar da 2ª edição do Fenômenos Academy 2025 já podem se inscrever. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 13 de agosto, por meio do formulário disponível na landing page do programa. Para saber mais sobre o Fenômenos Academy, acesse o link do programa

Sair da versão mobile