O Governo de São Paulo, por meio do Fundo Social, lançou nesta terça-feira (20) o programa “Caminho da Capacitação”, que levará cursos profissionalizantes gratuitos para cidades em todo o estado. A iniciativa visa capacitar a população de baixa renda por meio de carretas equipadas para as aulas.
O “Caminho da Capacitação” integra o programa “Superação SP“, uma ação governamental focada no combate à pobreza através de atendimento personalizado a famílias em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é oferecer suporte e acesso a oportunidades que promovam a emancipação e autonomia dessas famílias.
Mais de 30 carretas com cursos profissionalizantes começarão a circular pela região de Campinas a partir do dia 26. O programa disponibilizará 46 cursos gratuitos em diversas áreas, como beleza, gastronomia e tecnologia. A iniciativa busca ampliar o acesso à capacitação para jovens e adultos a partir de 16 anos, com foco em públicos como desempregados, inscritos no CadÚnico e mulheres chefes de família.
“Sabemos que muita gente ainda enfrenta dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho e com este programa buscamos oferecer apoio com capacitação gratuita para que essas pessoas possam conquistar autonomia e geração de renda”, destacou Cristiane Freitas, primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo.
As aulas serão ministradas por profissionais do Centro Paula Souza, e todos os alunos receberão certificado oficial de conclusão ao término dos cursos. As confirmações serão realizadas conforme as agendas das carretas. Para mais informações, acesse o site do Fundo Social de São Paulo