Os fundos imobiliários registraram um desempenho global zerado na segunda semana de dezembro, entre 11 e 15/12. O IFIX (principal índice da bolsa) registrou (0,00%), queda de 0,46% em relação à semana anterior. O setor de Shoppings foi o que mais se destacou no período, avançando 0,62% e mantendo-se em primeiro lugar entre os setores que entregaram maiores ganhos aos cotistas, o que garantiu uma valorização no ano de 27,04%.
Os dados são do iTrix — índice setorial que tem como base o desempenho de mais de 100 fundos imobiliários do IFIX. De acordo com o índice, apenas Shoppings (0,62%) e Papel (0,30%) performaram positivamente na semana. Galpões (-1,18%), Tijolo (-0,27) e Varejo (-0,23) fecharam “no vermelho”.
Leonardo Garcia, analista do Trix, contextualiza que a semana foi marcada pela divulgação do IPCA de novembro e o novo corte na taxa de juros. Apesar de um início negativo para os fundos imobiliários, o IFIX teve força nos últimos dois pregões para encerrar a semana no zero a zero. “O IPCA de novembro veio abaixo da expectativa do mercado e o comunicado do Bacen sinalizando para novos cortes na taxa básica de juros ajudaram os ativos de renda variável”, aponta.
De acordo com Garcia, dentro dos índices iTrix, os fundos XPML e HGBS têm registrado volumes altos e fortes valorizações nos últimos meses. “Pudemos ver mais uma semana de destaque para os fundos de shoppings”, analisa.