O Google está fornecendo recursos essenciais para um assistente de inteligência artificial da Volkswage, que será integrado em um novo aplicativo para smartphones. Essa iniciativa faz parte da estratégia do Google de conquistar negócios ao oferecer ferramentas para criar aplicativos de IA voltados para empresas.
Os consumidores poderão fazer perguntas ao assistente no aplicativo da Volkswagen, como “Como troco um pneu furado?” ou usar as câmeras de seus smartphones para apontar para os painéis dos veículos e receber informações relevantes sobre eles.
O assistente de IA da Volkswagen é baseado nos grandes modelos de linguagem Gemini do Google, que têm a capacidade de entender e gerar respostas preditivas à linguagem humana, além de oferecer computação em nuvem. A ferramenta da Volkswagen foi desenvolvida ao integrar dados, como manuais do proprietário e vídeos do YouTube sobre manutenção de veículos, ao modelo Gemini.
Thomas Kurian, CEO do Google Cloud, afirmou à Reuters que o desenvolvimento desse produto exigiu a superação de desafios técnicos relacionados à multimodalidade, que envolve a capacidade de processar diferentes tipos de dados, como texto, imagens e vídeos.
O assistente de IA é gratuito e está disponível para cerca de 120.000 proprietários dos modelos Atlas e Atlas Cross Sport da Volkswagen. Ele será lançado no início do ano que vem para outros carros do ano modelo 2020 e posteriores.
A adoção corporativa de IA generativa tem o potencial de transformar o lucrativo mercado de computação em nuvem, onde o Google ocupa atualmente o terceiro lugar em participação de mercado, atrás da Amazon e da Microsoft. Apesar do interesse crescente, a maioria das empresas ainda busca aplicativos que sejam considerados práticos pelos usuários.
O segmento de computação em nuvem está se expandindo rapidamente para o Google, representando US$ 33 bilhões dos US$ 307 bilhões em receita total da empresa em 2023.