O Google anunciou nesta terça-feira (18) o lançamento global do Gemini 3, a nova geração de seu modelo de inteligência artificial, projetada para rivalizar diretamente com o GPT-5 da OpenAI.
A companhia posiciona o Gemini 3 como seu modelo mais avançado em compreensão multimodal, o que significa que ele é capaz de interpretar e processar simultaneamente uma vasta gama de formatos de dados, incluindo textos, imagens, áudios e códigos. O Google enfatiza que o modelo demonstrou um raciocínio de alto nível, equiparando-se ao de um Doutor (PhD).
O Google afirmou que o Gemini 3 Pro, versão voltada para tarefas mais complexas, “superou significativamente o Gemini 2.5 Pro em todos os testes de desempenho em IA”.
O modelo alcançou uma pontuação recorde de 1.501 pontos em testes de benchmark exigentes, como o Humanity’s Last Exam e o GPQA Diamond, demonstrando capacidade de raciocínio em nível de PhD.
Executivos do Google destacaram que as respostas do Gemini 3 são agora mais inteligentes, concisas e diretas, seguindo uma tendência de evitar redundância. A empresa assegurou que buscou garantir que a IA “evite clichês e bajulação”, uma abordagem semelhante à adotada pela OpenAI para o GPT-5.
O Gemini 3 e suas soluções para desenvolvedores estão sendo disponibilizados a partir de hoje para todos os usuários. A big tech também ressaltou que sua IA está se tornando crescentemente “visual”, proporcionando comandos e respostas mais interativas.
Em vez de apenas listar links para artigos, a IA pode gerar flashcards interativos para auxiliar no estudo. O Gemini 3 pode interpretar e traduzir uma receita em outro idioma, transformando-a em um livro digital que pode ser compartilhado. É capaz também de elaborar itinerários de viagem detalhados, incluindo uma versão visual com imagens, vídeos e tabelas.
O Gemini 3 introduz uma série de recursos avançados. Ele também consegue resolver problemas complexos em áreas como ciência e matemática. Conta com o Gemini Agente, um recurso experimental que pode, por exemplo, organizar automaticamente a caixa de entrada do seu e-mail.
A IA também é capaz de realizar o planejamento de tarefas complexas, como criar itinerários de viagem detalhados, gerando uma versão visual que inclui imagens, vídeos e tabelas. No ambiente de desenvolvimento, a plataforma Google Antigravity permite que os agentes de IA do Gemini planejem e executem, de forma autônoma, tarefas de software complexas de ponta a ponta, acessando diretamente o editor, o terminal e o navegador, além de validar seu próprio código. Por fim, o Modo IA no buscador do Google inclui a função “thinking” (pensamento), permitindo um raciocínio mais sofisticado e respostas mais complexas durante a pesquisa.









