As vencedoras do prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil 2024 foram anunciadas em uma cerimônia organizada pela Época NEGÓCIOS, Valor Econômico e o Great Place to Work (GPTW), realizada em São Paulo no dia 9 de outubro.
Mais de 5 mil empresas participaram nesta edição, representando um universo de 3,2 milhões de trabalhadores. As 175 premiadas foram divididas em quatro categorias, de acordo com o número de funcionários. Entre as empresas com 10 mil ou mais colaboradores (Gigantes), o Sicredi conquistou o primeiro lugar, seguido por Gazin e Vivo.
Na categoria Grandes, com 1.000 a 9.999 funcionários, os destaques foram Novo Nordisk Farmacêutica em primeiro, Tokio Marine em segundo e Mercadinhos São Luiz em terceiro. Nas Médias Multinacionais, com equipes entre 100 e 999 pessoas, os vencedores foram Cisco, DHL Express e e-Core, ocupando respectivamente os três primeiros lugares. Por fim, na categoria Médias Nacionais, também com 100 a 999 funcionários, o topo foi conquistado pela BHS, seguido pela Fundimisa e pela Capemisa.
Na segunda-feira (25), o GPTW anunciou o ranking nacional das melhores pequenas empresas de tecnologia para trabalhar, com a Igma em 8° lugar. A empresa também ficou na 4ª posição na categoria de pequenas empresas localizadas na capital ou na região metropolitana de São Paulo – o anúncio desta modalidade foi feito em evento em 29 de outubro.
A Igma é uma empresa desenvolvedora de soluções digitais, que atende grandes companhias, como MRV e Sírio Libanês. Em um ambiente de expansão de novas tecnologias e Inteligência Artificial, ajuda outras empresas a desenvolver e adotar novas ferramentas digitais.
Os cerca de 40 funcionários da Igma trabalham todos num modelo remoto. Olímpia Pavoni, cofundadora e diretora de pessoas, diz que o formato permite maior qualidade de vida aos colaboradores. “A cultura ‘remote first’ dá mais autonomia para as pessoas fazerem o que precisa ser feito a partir de qualquer lugar”. A empresa adota medidas para estimular conexões entre os funcionários, e ainda trava conversas um a um que possibilitam dar atenção individual aos colaboradores.
O modelo adotado pela Igma foi reconhecido pelo Great Place to Work, que elabora anualmente rankings apontando as melhores empresas para trabalhar no Brasil, seguindo diferentes divisões: âmbito nacional, regional, setorial e outros. As listas são feitas a partir de uma pesquisa respondida pelos funcionários. Quem atingir ao menos 70% de aprovação recebe o selo GPTW e fica elegível para entrar nos rankings.