O Grupo Dia, rede de supermercados espanhol, informou ao mercado brasileiro hoje (31) a venda de 100% da operação no Brasil. Com isso, a franquia sairá do país após anos de atuação nacional – de acordo com um comunicado divulgado à imprensa, a decisão foi tomada pela companhia para focar investimentos na Argentina e na Espanha.
“A efetivação da operação está condicionada à obtenção pelo Grupo Dia da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos. Desde sua chegada ao Brasil em 2001, Grupo Dia fez fortes investimentos no país, que não trouxeram o retorno esperado. A situação culminou na decisão de focar na Espanha e Argentina, onde atualmente Grupo Dia alcançou uma posição relevante com uma estratégia centrada na distribuição alimentar de proximidade”, diz o comunicado.
A compra da operação foi feita pela MAM Asset Management, empresa do Banco Master – este que disponibilizou a verba para a aquisição. De acordo com informações divulgadas, o Grupo Dia vendeu por um preço simbólico de “100 euros”. A saída da companhia do país registrou um prejuízo de 101 milhões de euros no caixa da rede de supermercados.
O novo presidente da entidade, Sébastien Durchon, afirmou em entrevista para a Valor Econômico que a situação da companhia estava “insustentável” e que não havia outra saída além do recente pedido de recuperação judicial – que se tornou a atual venda da operação.
“Precisamos de tempo para reconstruir a companhia, para voltar a crescer. Eu não entrei aqui para fechar a empresa. Daremos dois passos atrás para dar dois passos lá na frente quando sairmos disso. Não é uma atitude fácil, mas temos que fazer um ajuste mais corajoso, que já começou com o anúncio de fechamento de parte das lojas dias atrás”, afirma Durchon.
A rede Dia deixa o país após 23 anos de atuação no território brasileiro.