Grupo MOVE3 é reconhecido por prêmio de sustentabilidade

Ações que vão desde doações para instituições carentes até a preocupação com a segurança dos funcionários e preservação do meio ambiente, contemplam a 9ª edição do Prêmio da SETCESP

O Grupo MOVE3, referência em logística no Brasil, recebeu um reconhecimento especial do Prêmio de Sustentabilidade da SETCESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região ), tornando-se  hors concours (fora da competição) no que diz respeito a boas práticas de sustentabilidade relacionadas ao transporte rodoviário de cargas. 

Promovido desde 2014, a premiação avalia os projetos que aplicam um conjunto de medidas visando uma gestão mais eficiente e que reduza o impacto do transporte à sociedade e ao meio ambiente, e ainda promovem maior segurança no trânsito e no dia a dia das operações das transportadoras.

O Grupo MOVE3 foi reconhecido por conta de diversas ações que contemplam todas as categorias da premiação: Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental, Segurança Viária e do Trabalho e Governança Corporativa. “Recebemos com imensa gratidão mais esse reconhecimento como uma empresa comprometida com soluções sustentáveis”, afirma Guilherme Juliani, CEO do Grupo MOVE3. “Para nós, a preservação do meio ambiente é uma responsabilidade que deve ser compartilhada por todos e isso nos motiva a continuarmos buscando soluções cada vez mais sustentáveis e inspirando a sociedade a fazer o mesmo”, completa. 

Saiba mais sobre as categorias e as ações realizadas pela holding: 

O quesito social refere-se ao capital humano e à criação de mecanismos que melhorem a qualidade de vida, através de serviços que fortaleçam o desenvolvimento pessoal e coletivo. De acordo com este pilar, as empresas devem garantir boas condições de trabalho, salários justos e ambientes que favoreçam o bem-estar e preservem a saúde dos funcionários e da comunidade onde estão inseridos.

As ações sociais realizadas pelo Grupo MOVE3,  incluem o envolvimento em projetos que beneficiam comunidades carentes, instituições educacionais e instituições voltadas para o acolhimento de crianças.  

Em um panorama geral, a empresa doou mais de 428 mil reais no ano, entre cestas básicas, serviços logísticos, descartáveis, rações para pets e dinheiro, para instituições como Anjos da Sopa, APAE, GRAACC, Instituto Criança, Projeto Amor, Casa de Repouso Anjo Gabriel e mais.

O impacto social apenas em 2023 foi de mais de 2000 famílias e  8000 pessoas. 

O item ambiental  considera que todas as atividades econômicas devem estar associadas à preservação do meio ambiente, tanto na redução do uso de recursos naturais quanto na diminuição do desperdício de materiais de consumo. Para tanto, é essencial engajar em práticas de reciclagem, reflorestamento, utilização de energia renovável, reutilização da água, planejamento urbano, entre outras.

O Grupo MOVE3 entende que sempre foi necessário encontrar uma maneira de realizar a medição precisa de consumo de CO2 por entrega. Sendo assim, evoluíram o software de rastreio no módulo de acompanhamento de entregas porta a porta, identificando o tipo de veículo ou condição utilizada pelo entregador  durante o roteiro.

Desta maneira conseguiram  medir por entrega os KMs percorridos e a quantidade de CO2 emitido, atuando em seguida para redução dos valores. Durante o ano, foram 11,6 toneladas de CO2 reduzidas com base na amostragem.

O termo ESG (Environmental, Social and Governance) não nos deixa esquecer que a Governança Corporativa também é um pilar essencial da sustentabilidade.  O sentido de governança é o de administrar, dirigir, monitorar, orientar, organizar e elaborar estratégias para tomar decisões assertivas. Essas decisões devem ser pautadas na transparência, legalidade, auditorias, ética, planejamento, segurança, crescimento e geração de resultados, entre outros.

Para garantir o cumprimento de todos esses fatores e dos projetos propostos, o Grupo MOVE3 possui um comitê de ESG, composto por superintendentes e gerentes de diversos setores da organização. Também há um comitê de auditoria e uma série de revisões regulares no cronograma organizacional, como revisão das práticas de segurança de TI, da infraestrutura de TI, de tendências e de novas tecnologias.

O âmbito de governança também trata do acompanhamento de diversos indicadores do grupo: consumo e economia de energia, geração de resíduos sólidos, diversidade no quadro de colaboradores, períodos de treinamentos, entre outros.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, as mortes no trânsito atingiram 1,35 milhão de pessoas em 2018. A análise dos fatores de risco dos acidentes envolve três grupos diretamente ligados: o veículo, a via e o homem. Dentro de um amplo programa de segurança, esses fatores devem ser investigados, identificados e combatidos. Portanto, a segurança viária está atrelada à responsabilidade empresarial, cabendo às empresas orientar, treinar e engajar os seus funcionários em prol de um trânsito mais seguro. 

Assim, também a segurança do trabalho está enquadrada no conceito de sustentabilidade institucional Considerando que a frota de veículos nacional com RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) é de quase 2 milhões e, desse total, 63% são de propriedade das empresas de transporte, é imprescindível que a responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho seja tratada e promovida dentro das transportadoras.

Como uma empresa de logística, o Grupo MOVE3  trabalhou em um projeto de gerenciamento de riscos que consiste em utilizar tecnologias e tendências de mercado para cumprimento da segurança do trabalho. Isso é realizado através da monitoração de motoristas em seus trajetos e percursos do dia a dia, com utilização de ferramentas eficientes e atuação imediata da equipe de monitoramento em caso de incidentes.

Neste ano, foi constatado que o grupo não registrou nenhum acidente diretamente relacionado com os motoristas durante a execução dos transportes.

Sair da versão mobile