Muito mais do que autoajuda, as histórias de sucesso servem como uma poderosa alavanca para atrair jovens para a importância do desenvolvimento pessoal para alcançar voos maiores no mercado de trabalho. Por conta disso, livros que tratam dessa temática conquistam cada vez mais espaço entre aqueles que buscam conhecimento e inspiração para trilhar um caminho mais próspero.
Em um país como o Brasil, onde a geração conhecida como “nem-nem” apresenta números alarmantes, buscar caminhos para reverter esse quadro se torna, até mesmo, um dever de todos.
Para aqueles que ainda não sabem, os “nem-nem” formam o grupo de jovens que não estudam e também não trabalham, causando um impacto negativo tanto no desenvolvimento pessoal quanto na economia nacional.
Só para ter uma ideia do tamanho do problema, dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico demonstram que a quantidade de jovens de 15 a 19 anos que não trabalham, não estudam e nem seguem qualquer formação é de 12,6% no Brasil. Entre os homens, essa porcentagem é de 10,5%. O problema é mais representativo entre as mulheres, com 14,8%.
Se levarmos em consideração o grupo formado por pessoas de 20 a 24 anos, os “nem-nem” brasileiros correspondem a 24,3%, com 18,3% entre os homens e 30,5% com relação às mulheres.
Relevância das histórias de sucesso
Mas qual o papel das histórias de sucesso nesse contexto. Claro que solucionar o problema dos “nem-nem” é complexo, envolvendo uma combinação de fatores.
Principalmente em países como o Brasil, que possuem nessa “fórmula” elementos como desigualdade social, falta de oportunidades, ensino deficitário e muito mais.
Entretanto, conhecer histórias de sucesso demonstra que é possível chegar lá, assim como comprova a importância da educação e da formação profissional para a conquista dos objetivos, seja para quem sonha em ser um grande executivo até mesmo para aqueles que desejam se tornar famosos como influenciadores.
E como realizar o sonho, qualquer que seja? Tudo começa primeiro com o próprio sonho. Muitos da geração “nem-nem” não visualizam um futuro com oportunidades. Dessa forma, deixam a “vida levar”, atribuindo para o “tempo” a responsabilidade de ditar o que fazer no futuro.
Sem planejamento ou propósito, acabam sem trabalhar ou estudar em uma fase tão importante da vida.
Dessa forma, as histórias de sucessos servem como um rumo, demonstrando que é possível conquistar um “espaço ao sol”. Afinal, se deu certo para um, pode dar certo para muitos outros.
Coleção reúne histórias de sucesso
A relevância de conhecer e se identificar com as histórias de sucesso reflete no crescimento do interesse por livros que trabalham essa temática.
Atualmente, é possível encontrar nas livrarias reais e virtuais uma grande variedade de publicações com importantes ensinamentos absorvidos da trajetória de diferentes profissionais, que atuam em área das mais diversas
Prova disso é a série “História de Sucesso”, idealizada por Fabiana Monteiro e que conta com a colaboração de diversos profissionais.
Recentemente, o projeto lançou a 10ª edição pela Editora Global Partners, em um evento na Livraria da Vila, no JK Iguatemi, em São Paulo.
A série é uma coletânea de histórias de sucesso do mundo corporativo. Com isso, os leitores encontram valiosos exemplos que servem como inspiração, com ensinamentos importantes.
“Desde o início, abordamos temas capitais, como o poder exercido pelas técnicas de mentoria, a relevância do aprendizado contínuo, as mudanças inadiáveis para se acelerar os processos inclusivos dentro das corporações. Assim como as instituições têm buscado com afinco adaptações a este período de enorme volatilidade do mercado, apostando em práticas inovadoras de sustentabilidade, como o ESG. A governança, inclusive, é mote de suma importância e tem sido debatida com vieses distintos, algo essencial na promoção do discurso pautado no contraponto, resultando em soluções para o business”, destaca Fabiana Monteiro no prefácio da 10ª edição do livro.
Entre os ensinamentos, a coletânea de histórias de sucesso demonstra a importância do aprendizado, em um processo constante de desenvolvimento pessoal e profissional. Nesse contexto, encaixa-se também o aprimoramento das habilidades comportamentais.
Além disso, a série demonstra o papel das novas tecnologias, assim como a necessidade de conhecer e aprimorar as práticas relacionadas com ESG.
“Há de se ressaltar um tópico essencial dissertado desde o nascimento do projeto: os cases de sucesso dos profissionais que, ao longo desses anos, contribuíram com suas narrativas cativantes, provando como estratégias bem estabelecidas, aplicação no academicismo, vivências marcantes, valores robustos e dedicação convergem na conquista do sucesso tanto na vida pessoal quanto na profissional, com o devido equilíbrio”, explica ainda a autora do prefácio.
Certamente, esses são ensinamentos valiosos para todos os profissionais e, também para quem ´faz parte da geração “nem-nem”, que encontra nos exemplos um rumo para seguir.