A criação de conteúdo na internet segue em alta e cada vez mais específica. São canais e perfis sobre diversos assuntos, desde gastronomia (entre receitas fáceis, rápidas, saudáveis até vídeos mais elaborados de chefes de cozinha), viagens, entretenimento, comédia, finanças, saúde, etc. Mas, por trás de todo post, reels ou story há pesquisa, entendimento de público-alvo, muitos ajustes e estratégias para produção e publicação. O impacto do amadurecimento e profissionalização do setor reflete em um cenário mais promissor para a categoria.
A pesquisa ‘ROI & Influência’ de 2023 da Youpix, consultoria de negócios para creator economy, aponta que dobrou o número de marcas dispostas a investir mais de R$ 1,5 milhão em marketing de influência. Outro dado que revela a amplitude do segmento é que, conforme dados da consultoria Goldman Sachs Research, a Creator Economy movimentou US$ 250 bilhões em 2023 e a estimativa é de US$ 470 bilhões em 2027. No mundo do marketing de conteúdo, a compreensão do público-alvo é crucial para a formulação eficaz de estratégias.
A head do Creators by Husky, fintech brasileira que facilita transferências internacionais para criadores de conteúdo, Bruna Moreira, listou algumas têndencias que podem dominar o cenário em 2024. Ela enfatiza e destaca a importância de utilizar ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, para enriquecer a produção de conteúdo. Ela enfatiza que os creators podem aproveitar a IA para uma variedade de tarefas, desde pesquisas até o aprimoramento do storytelling e a programação de postagens.
Uma tendência notável é o TikTok emergindo como a plataforma principal para anúncios, especialmente entre a geração Z, conforme estudo apresentaod pela Her Campus Media. Com seu apelo visual e capacidade de cativar rapidamente os espectadores, o TikTok está se tornando um canal-chave para as marcas alcançarem esse público jovem e influenciar. Bruna ressalta que a plataforma oferece uma maneira eficaz de transmitir mensagens de marca de forma concisa e impactante. Além disso, há uma mudança de preferência dos usuários em direção aos stories em detrimento do feed de notícias. Com a sobrecarga de informações, as pessoas buscam conteúdo mais ágil e otimizado, o que faz dos stories uma opção mais atraente. Esta tendência deve se fortalecer ainda mais em 2024.