• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
segunda-feira, 14 julho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Carreira

​IA e Inteligência Comportamental: 5 diferenciais para contratação e promoção em 2025 – e nos próximos anos

Fique de olho nas cinco competências esperadas dos profissionais para os próximos anos

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
10/01/2025 - Atualizado em: 15/01/2025
em Carreira, Liderança Inspiradora
A A
CEO Edson Carli. Foto: Fabiano Scheck

CEO Edson Carli. Foto: Fabiano Scheck

LEIA TAMBÉM

Petrobras nomeia nova diretora para Transição Energética e Sustentabilidade

Simpress investe em programa completo de saúde mental para colaboradores

Em um cenário onde as habilidades técnicas estão sendo automatizadas e substituídas por mecanismos de inteligência artificial, a Inteligência Comportamental, como capacidade de lidar com demandas e produzir resultados em diferentes ambientes, será o principal diferencial profissional em 2025 e nos próximos anos.
Essa é a expectativa de Edson Carli, CEO da Academia Brasileira de Inteligência Comportamental, consultor e autor de livros sobre o tema e sobre Gestão de Mudanças e Desenvolvimento de Carreira, entre outros.

A perspectiva de Carli encontra eco em pesquisas sobre as demandas de quem contrata, como a realizada pela plataforma LinkedIn que listou as dez competências mais buscadas por mais de 1,2 mil empresas – e sete eram comportamentais.

Nesse contexto, o especialista destaca as 5 competências que devem ser desenvolvidas de olho nesse cenário​. São elas:

  1. Empatia e inteligência emocional
    “A capacidade de se colocar no lugar do outro, compreender emoções e responder de forma adequada é insubstituível. A inteligência artificial pode até interpretar padrões de comportamento humano e reagir a partir de algoritmos predefinidos, mas carece da profundidade emocional que apenas os seres humanos possuem. A empatia, em conjunto com habilidades de comunicação, reforça relações de confiança e a colaboração entre equipes, fatores cruciais para o sucesso em projetos complexos.”
     
  2. Adaptabilidade e resiliência
    “Com a evolução constante das tecnologias, a capacidade de se ajustar rapidamente às mudanças é essencial. Enquanto as IAs precisam ser reprogramadas e treinadas para lidar com novos contextos, nós conseguimos nos adaptar de forma dinâmica e proativa. A resiliência para aprender com os desafios são características da inteligência comportamental, que contribuem para a inovação e o crescimento das organizações.”
     
  3. Ética e tomada de decisão consciente
    “A inteligência artificial, por mais precisa que seja, atua dentro dos limites dos algoritmos e das regras previamente estabelecidas, sem considerar as nuances éticas e morais. Com inteligência comportamental, temos a capacidade de avaliar as situações de maneira holística, com raciocínio lógico, e análise dos impactos sociais e morais. Essa característica é extremamente importante, principalmente, quando as decisões podem afetar a vida de outras pessoas, a reputação da empresa e o bem-estar da sociedade.”

  1. Liderança inspiradora
    “A habilidade de inspirar, guiar e motivar uma equipe não pode ser replicada por algoritmos. Liderar vai além de delegar tarefas ou supervisionar o trabalho, também contempla uma visão compartilhada, o desenvolvimento da confiança e o incentivo ao crescimento individual e coletivo. Líderes inspiradores, com inteligência comportamental, entendem as complexidades das relações humanas e sabem como ajustar suas abordagens para lidar com diferentes personalidades, desafios e circunstâncias.”
     
  2. Criatividade disruptiva
    “A criatividade não se limita apenas a seguir padrões existentes, como fazem as Ias – envolve a habilidade de questionar, desafiar o status quo e propor soluções totalmente novas. Embora as máquinas possam identificar tendências com base em dados passados, é a inteligência comportamental que tem o poder de pensar “fora da caixa”, rompendo com paradigmas e trazendo inovações que mudam o rumo da economia global. Criar é um ativo inestimável em um mundo onde muitas funções técnicas podem ser automatizadas.”

Por fim, Edson conclui que a inteligência comportamental é a base de um clima organizacional positivo, inclusivo e colaborativo. “Enquanto a IA transforma a maneira como as tarefas são executadas, a inteligência comportamental constrói valores, crenças e práticas inovadoras que garantem a sustentabilidade de uma empresa.” 

Anterior

Veja dicas para se tornar um profissional mais qualificado em 2025

Próximo

Defasagem média da tabela do Imposto de Renda foi de 154,49% em 2024

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

Petrobras fecha contrato de R$ 8,4 bilhões com Subsea7 para Projeto Búzios 11
Carreira

Petrobras nomeia nova diretora para Transição Energética e Sustentabilidade

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira a nomeação da engenheira Angélica Garcia Cobas Laureano como a nova diretora executiva de Transição...

Leia maisDetails
Como anda a saúde emocional dos jovens no primeiro emprego?

Simpress investe em programa completo de saúde mental para colaboradores

De assistente à diretora de três empresas: a trajetória inspiradora de Juliana Selenko

De assistente à diretora de três empresas: a trajetória inspiradora de Juliana Selenko

Brasil Júnior e ABDI abrem inscrições para desafio de inovação com prêmio de R$ 60 mil

Brasil Júnior e ABDI abrem inscrições para desafio de inovação com prêmio de R$ 60 mil

Reputação se Constrói com Histórias — Não com Likes

 A Geração que Conectou Tudo, Menos a Si Mesma

Reputação se Constrói com Histórias — Não com Likes

 Liderança Humana, Resultados Reais: É Hora de Reequilibrar a Balança

Próximo
Defasagem média da tabela do Imposto de Renda foi de 154,49% em 2024

Defasagem média da tabela do Imposto de Renda foi de 154,49% em 2024

Trademaster vence pelo segundo ano consecutivo prêmio Melhores Fintechs, promovido pela Fincath

Trademaster vence pelo segundo ano consecutivo prêmio Melhores Fintechs, promovido pela Fincath

Conheça a história de Roger Carrillo – Senior Vice President, Global Talent, Learning at Mondelēz International

Conheça a história de Roger Carrillo - Senior Vice President, Global Talent, Learning at Mondelēz International

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.