IA Generativa elevará o desempenho financeiro dos bancos em 2025

Iniciativas estão amadurecendo de pilotos e provas de conceito para estratégias direcionadas para toda a empresa

A IBM divulgou suas expectativas para tecnologia e transformação na indústria global de serviços financeiros no próximo ano, conforme apresentado no relatório IBM Institute for Business Value 2025 Outlook for Banking and Financial Markets.

A adoção da inteligência artificial generativa no setor bancário está em um ponto de inflexão, com expectativas de uma rápida expansão nos próximos anos. Em 2024, apenas 8% dos bancos haviam implementado a tecnologia de maneira sistemática, enquanto 78% ainda a utilizavam de forma tática, sem uma estratégia consolidada. No entanto, à medida que as instituições financeiras avançam dos projetos-piloto para a implementação em larga escala, cresce o movimento de redefinição estratégica para a expansão dos serviços, incluindo a adoção de agentes de IA para melhorar o atendimento e a eficiência

Ao mesmo tempo, o setor bancário vive um momento de contrastes em termos de desempenho financeiro. A consolidação do mercado tem gerado uma diferenciação crescente entre as instituições que estão conseguindo inovar e aquelas que permanecem presas aos modelos tradicionais. Nesse cenário, a reimaginação do modelo de negócios e a execução eficiente das transformações tecnológicas serão determinantes para separar os líderes dos demais players.

A necessidade de aceitar riscos como parte da modernização também se tornou um consenso entre os executivos do setor. De acordo com um levantamento recente, 60% dos CEOs bancários confirmam que é preciso assumir certo grau de risco para aproveitar plenamente os benefícios da automação e manter a competitividade em um ambiente

Do ponto de vista do consumidor, a disposição para adotar serviços bancários totalmente digitais continua a crescer. Mais de 16% dos clientes ao redor do mundo já se sentem confortáveis ​​em ter um banco exclusivamente digital, sem presença física, como sua principal instituição financeira. No entanto, a concorrência no setor está evoluindo além das ofertas digitais externas para o grande público.

“Estamos observando uma mudança significativa na forma como a IA generativa está sendo implementada no setor bancário, à medida que as instituições passam da experimentação ampla para uma abordagem estratégica voltada para aplicações direcionadas dessa tecnologia poderosa”, disse Shanker Ramamurthy, diretor geral de Bancos e Mercados Financeiros da IBM Consulting.

Sair da versão mobile