Uma das principais fabricantes de papelcartão para embalagens da América Latina, a Ibema acaba de divulgar a edição de 2024 do Relatório de Sustentabilidade (GRI) da empresa, reunindo as ações desenvolvidas e resultados registrados durante o último ano. Mesmo num período desafiador para o mercado como um todo, a companhia avançou significativamente, em especial em economia circular, um dos pilares estratégicos da organização.
A Ibema opera com capacidade produtiva anual de 157 mil toneladas e quadro de colaboradores que ultrapassa os 700 profissionais, entre diretos e indiretos. As operações da empresa incluem unidades fabris em Embu das Artes (SP), especializada na reciclagem e reaproveitamento de resíduos, e Turvo (PR), focada na produção de papelcartão a partir de fibra virgem, proveniente de florestas plantadas. A companhia também mantém um Centro de Distribuição em Araucária (PR) e escritórios administrativos em Curitiba (PR), Buenos Aires (Argentina) e Miami (EUA).
“Globalmente, o setor enfrentou diversas dificuldades, mas tivemos ótimos resultados, ao encontro do nosso compromisso de unir geração de caixa e responsabilidade ambiental. Isso se refletiu na forma como somos percebidos por nossos stakeholders e chegamos a um NPS de 58, aumento de 24 pontos em comparação com 2023. Qualidade e padronização dos produtos e atendimento qualificado da equipe estão entre os principais pontos indicados pelos clientes”, afirma o CEO da Ibema, Nilton Saraiva.
Em 2024, o compromisso da Ibema com a sustentabilidade se traduziu em ações concretas nas operações. A empresa ampliou o uso de material reciclado em seu portfólio, utilizando, no total, 26,3 mil toneladas de aparas, provenientes tanto da própria operação quanto de fornecedores externos.
A companhia ainda deu início ao desenvolvimento do Ritagli 10, papelcartão com 10% de matéria-prima pós-consumo, pensado para os setores farmacêutico, de higiene e cosméticos, e lançou a nova versão do Supera White, carro-chefe da Ibema, com redução no consumo de energia em 28% e sem uso de fibras de madeira, reforçando a inovação com menor impacto ambiental.
A Certificação Lixo Zero, que atesta a correta destinação e gestão de resíduos, alinhada à metodologia reconhecida internacionalmente, também foi renovada em 2024 nas unidades de Turvo, Embu e no CD de Araucária. Frise-se que a Ibema contribui ativamente para o atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), apoiando também outras empresas no cumprimento das legislações que exigem a destinação correta de suas embalagens. Entre 2021 e 2024, foram recicladas cerca de 12,5 mil toneladas de resíduos, mitigando impactos ambientais e promovendo benefícios sociais por meio da valorização da reciclagem.
A Ibema fomenta a formalização e a ampliação do fluxo financeiro e de materiais para trabalhadores cuja principal fonte de renda é a coleta de resíduos. Em 2024, houve a consolidação dos projetos desenvolvidos nesse sentido, caso do Estação Preço de Fábrica, que tem a startup de logística reversa Green Mining como parceira.
“Num contêiner instalado em frente à planta de Embu, a Ibema coleta papelão, papel branco, cartolina, papelcartão e vidro para reciclagem, pagando um valor justo pelo material, que pode ser entregue por qualquer pessoa. Coletamos 1,2 mil toneladas de papel e vidro, gerando R$ 695 mil em renda para mais de mil famílias”, conta o diretor comercial da Ibema, Julio Guimarães.
Outra iniciativa dessa estratégia é o projeto piloto de logística reversa Ciclo Bom, implementado em lojas parceiras para transformar copos da rede de fast food em luvas de copos para bebidas quentes. O número de copos coletados chegou a 458,7 mil, totalizando 5,2 toneladas. Há, ainda, o Projeto Catálogo, que insere catálogos antigos no processo produtivo da linha Ritagli, a opção mais sustentável atualmente do mercado de papelcartão para embalagens. 141 toneladas de catálogos já foram reaproveitadas.
O ano passado também marcou o fortalecimento da parceria da Ibema com a Voz dos Oceanos (Voice of the Oceans – VOO), movimento de conscientização sobre a poluição plástica liderado pela Família Schurmann.
“Para que possamos seguir embalando o futuro, é fundamental caminharmos ao lado de organizações que compartilham do mesmo propósito que o nosso. Estamos unidos à VOO para mostrar à sociedade a urgência de substituir o plástico por alternativas ambientalmente amigáveis. A ONU estima que a cada minuto o equivalente a um caminhão de resíduos plásticos seja despejado nos mares do planeta. Precisamos mudar esse jogo”, pontua Saraiva.
A Ibema patrocinou expedição inédita da VOO que percorreu a costa brasileira, de Santa Catarina ao Pará, coletando amostras de animais marinhos como ostras, vieiras e mexilhões para verificar a presença de microplásticos nesses organismos. A amostragem está sendo analisada por cientistas da Universidade de São Paulo (USP).
Além disso, em setembro de 2024, mutirão promovido por Ibema, VOO e ONG Eco Local Brasil coletou mais de 140 quilos (kg) de lixo na praia de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, no litoral paranaense, a maioria referente a resíduos plásticos, demonstrando a urgência em substituir o material por alternativas ambientalmente amigáveis.
Outra prioridade estratégica para a Ibema é avançar cada vez mais em transformação digital, impulsionando a inovação, eficiência operacional, segurança e competitividade no mercado. Assim, foi lançado, em 2024, o projeto EOD – Excelência Operacional e Digital, estruturando uma frente robusta de tecnologia voltada à digitalização e otimização de processos e sistemas.
Como parte dessa iniciativa, foi criada a equipe Speedy Tech com o objetivo de acelerar mudanças e implementar melhorias de forma ágil e eficaz. A equipe começou a ser testada no segundo semestre de 2024 e segue atuando em 2025 para garantir maior velocidade e eficiência na transformação digital.
Também foi implantado o Sistema Edge Trimble, que possibilita o monitoramento online da estrutura da fábrica, acompanhando indicadores como tensão, calor e dados gerais das máquinas. A tecnologia permite análises de capabilidade e tendências, facilitando o planejamento estratégico e a identificação proativa de melhorias. O sistema ainda amplia a capacidade de rastreamento de problemas e definição de soluções.