IBRI registra número recorde de candidaturas ao Conselho de Administração e já faz história no mercado de capitais

Entre as novidades desta eleição destacam-se as 10 inscrições inéditas, o número de mulheres no pleito, que quadruplicou, e presença de Diretores de RI de companhias listadas no exterior.

Reprodução

O Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) se prepara para eleger seus 12 novos representantes, que ficarão no cargo pelos próximos dois anos. A votação se encerra em 12 de dezembro próximo. Os escolhidos têm grandes desafios à frente: fortalecer a profissão de RI e tornar o mercado de capitais ainda mais transparente e seguro para investir.

Os profissionais de Relações com Investidores são responsáveis pela construção da confiança com o mercado, por atrair os investidores nacionais e estrangeiros, assim como consolidar a reputação das companhias abertas no Brasil e no exterior. O IBRI é uma instituição sem fins lucrativos, formada por profissionais de RI e por entusiastas do mercado de capitais, que trocam experiências e disseminam conhecimentos e boas práticas em prol do desenvolvimento do mercado financeiro no país.

A onda de renovação de colegiados parece ser uma tendência global. O NIRI (The National Investor Relations Institute, entidade nos Estados Unidos similar ao IBRI aqui no Brasil) acaba de escolher cinco novos membros eleitos para o seu Conselho de Administração. São eles: Alexandra Deignan; Kimberly Esterkin; Lisa Hartman; Heather Anne Kos; e Michael Steele. Fundada em 1969, o NIRI é a associação que reúne os profissionais de relações com investidores, que representam mais de 1,5 mil empresas de capital aberto, com valor de mercado na ordem de US$ 12 trilhões.

“Estou muito satisfeito em dar as boas-vindas a esta nova turma notável no Conselho de Administração do NIRI. A chave para o sucesso a longo prazo do NIRI baseia-se na vontade de líderes voluntários como estes de doarem abnegadamente o seu tempo e talento à organização”, disse o presidente e CEO do NIRI, Matt Brusch, CAE. (“I am delighted to welcome this outstanding new class to the NIRI Board of Directors. The key to NIRI’s long-term success is based on the willingness of volunteer leaders like these to selflessly donate their time and talent to the organization,” said NIRI President and CEO, Matt Brusch, CAE).

Aqui no Brasil, na disputa pelas 12 vagas do Conselho de Administração do IBRI, 10 candidaturas são inéditas. Além disso, o pleito quadriplicou a quantidade de mulheres participantes e obteve um número recorde de candidaturas para o biênio 2024-2025: um total de 19 candidatos.

 “Tivemos um recorde de inscritos desde que estatutariamente o Conselho de Administração passou a ser composto por 12 membros. Merece destaque que, dos inscritos, 50% são mulheres e 50% Diretores ou Heads de RI. Além disso, 17% são profissionais de relações com investidores de empresas brasileiras listadas exclusivamente na Nasdaq. Essa diversidade demonstra o interesse da comunidade de relações com investidores com o propósito do IBRI”, ressalta Geraldo Soares, atual Presidente do Conselho de Administração do IBRI.

Desta forma, existe a possibilidade de o Conselho de Administração do IBRI, pela primeira vez na história, ser majoritariamente feminino, por conta das oito candidatas na disputa por 12 cadeiras. Uma das bandeiras do instituto é exatamente valorizar o trabalho da mulher. Elas ocupam apenas 15,2% das cadeiras em conselhos de administração, fiscais e diretorias de capital aberto do Brasil, segundo estudo recente do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

O IBRI foi a primeira entidade do mercado de capitais a ser signatário do Acordo de Cooperação com a ONU Mulheres Brasil, cujo objetivo é fomentar o engajamento das empresas em torno dos “Princípios de Empoderamento das Mulheres”. Além disso, foi pioneiro, quando elegeu uma mulher para a sua presidência: Doris Wilhelm, no biênio 2004-2005.

Tive o privilégio de ser a 1ª mulher eleita Presidente Executiva do IBRI, em uma época que pouco se falava em diversidade. ED&I – Equidade, Diversidade e Inclusão, em sua forma mais ampla, não estar na pauta das organizações e em seus conselhos, atualmente, é quase sinônimo de falta de governança e de gestão”, diz Doris Wilhelm, ex-DRI e atualmente conselheira, consultora, professora e palestrante.

Doris ressalta que a diversidade gera, de fato, valor para os stakeholders, além de contribuir para a inovação, para a criatividade, para os aspectos cognitivos positivos, a partir da pluralidade de experiências, gênero, raça, cultura, visões de mundo e de modelos de negócios. “O grande desafio para Relações com Investidores será como integrar de forma estratégica, não só as questões de diversidade, mas os conceitos de ESG de fato, no modelo de negócios e no case de investimentos das organizações em que atuam, contribuindo para uma maior atratividade e ampliação do mercado de capitais no Brasil”, complementa a ex-CEO do IBRI.

O IBRI continua reforçando o compromisso pela equidade de gênero no mercado de capitais brasileiro, com a criação do “IBRI Mulheres” em 2020, e apoiando a série inspiradora “Histórias de Sucesso – Mulheres no Conselho”, cuja avaliação e seleção foram realizadas por renomados executivos envolvidos com o ecossistema de Conselhos de Administração e com a agenda de equidade de gênero, sob curadoria da Editora Global Partners.

Raio-X da Eleição

Atualmente, estima-se que o IBRI possui em torno de 400 associados, cuja grande maioria está apta a votar. O processo eleitoral do Instituto teve início em outubro e a votação segue até o dia 12 de dezembro, às 10 horas. Na sequência, os votos serão apurados, com posterior divulgação dos nomes dos eleitos.

Confira os candidatos inéditos ao Conselho de Administração do IBRI:

  Alessandra Eloy Gadelha Engenheira Química com MBA e CFA. Ex-Diretora de Relações com investidores da Springs Global Participações S.A. No IBRI, membro das Comissões Técnica e de Educação e mentora no programa de mentoria.
André Luiz Carneiro de Vasconcellos Administrador e contador, especialista em direito societário e mercado de capitais. Atualmente, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Rio Securitização. No IBRI, foi o fundador do Grupo “RI de Estatais” e é Diretor-Adjunto RJ.  
  Augusto Henrique Fernandes Vilela Administrador e Economista, Diretor de Finanças, RI e M&A na Semantix, empresa brasileira de tecnologia listada na Nasdaq | Experiência no setor de tecnologia e financeiro.
  Bruna Rodrigues Gambôa Formada em Economia pela FAAP, com pós-graduação em Finanças pelo INSPER. Há mais de 11 anos atua na área de Relações com Investidores, passando por empresas como Blau Farmacêutica, Sequoia, You,Inc, CSU, JHSF e GPA.  
  Cairê Moura Franco Administrador e Mestre em Energia, gerente de Relações com Investidores na EMAE S.A. e integra os conselhos de administração da Vivest e da Fundação Energia e Saneamento. No IBRI, é subcoordenador do grupo de RI de Estatais e membro da Comissão Jurídica.
Carolina Luiza Ferreira Antunes Campos de Senna Superintendente de Relações com Investidores da Cemig, com formação em Ciências Contábeis pelo Unicentro Newton Paiva de Belo Horizonte e Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. É especialista em Contabilidade Fiscal e Tributária pela Faculdade Novos Horizonte de BH e possui MBA Gestão de Negócios de Energia Elétrica e Gás Natural pela FGV/MG.
  Janaína Storti Gerente Geral de Relações com Investidores do Banco do Brasil, com 14 anos de experiência na área. Atua ainda em posições estatutárias como Conselheira Fiscal e Membro de Comitê Financeiro. É mestre em Relações Internacionais (Unicamp) e possui MBA em Finanças (Ibmec).  
  Melissa Angelini Bacharel em relações internacionais, MBA no Insper e Programa de Conselho para mulheres do Saint Paul. Atua há 16 anos na área de mercado de capitais e RI, atuando em empresas no Brasil e no exterior. Atualmente é Diretora de RI da Procaps. No IBRI faz parte do grupo de mentores para profissionais de RI.
  Renata Costa Couto Bacharel em Ciências Econômicas e em Ciências Contábeis, ambas no IBMEC/MG. Mais de 12 anos em RI, atualmente é diretora de RI na Afya Educacional e já trabalhou na Localiza Rent a Car e na Usiminas.
  Renato de Almeida Rocha Diretor Adjunto de Relações com Investidores na Neoenergia. Economista pela UFRJ, mestre em Finanças pela PUC-RJ. Possui MBA em Gestão pelo IBMEC e MBA em Global Energy Industry pela Strathclyde University (Glasgow) e Universidad Pontificia Comillas (Madrid).
Fonte: www.ibri.com.br/pt-br/candidatos-ao-conselho-de-administracao-e-fiscal.

Estatística Eleitoral do IBRI

Conheça os candidatos mais votados nas eleições anteriores do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI).

AnoCandidato(a) mais Votado(a)Votos
2009Geraldo Soares104
2011Luiz Fernando Rola123
2013Geraldo Soares 124 🥇
2015André L. Gonçalves111
2017Christiane Assis85
2019Geraldo Soares88
2021Renata Oliva89
🥇: Atual recorde de votos para um candidato em disputa ao CA do IBRI.
Sair da versão mobile