Durante a edição de 2024 da feira MEDICA, realizada entre 11 e 14 de novembro, em Düsseldorf, na Alemanha, as 15 empresas participantes do pavilhão nacional fizeram 530 contatos com potenciais clientes, fechando US$ 2,7 milhões em negócios durante o evento e projetando alcançar US$ 14 milhões em exportações nos próximos 12 meses.
Organizado pelo Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o pavilhão recebeu compradores e distribuidores de países como Bulgária, França, Índia, Inglaterra, Itália, Grécia, Polônia e Romênia.
“A feira MEDICA é um evento anual muito esperado pela indústria brasileira por reunir, na cidade de Düsseldorf, empresas e visitantes de todo o mundo. Participamos com o pavilhão há mais de duas décadas, construindo bons relacionamentos e aproveitando a grande vitrine apresentada para estar por dentro das mais recentes tecnologias e tendências na área de produtos para a saúde”, comenta Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO.
Os resultados da participação nacional na edição de 2024, que recebeu cerca de 80 mil visitantes comerciais vindos de 165 países, superaram os obtidos no ano anterior, chegando a US$ 2,7 milhões em negócios e projeção de atingir US$ 14 milhões em exportações nos próximos 12 meses. Em 2023, as marcas brasileiras fecharam US$ 469 mil em contratos durante a exposição.
Em 2023, o Brasil exportou mais de US$ 205 milhões em dispositivos médicos para a Europa. Na região, destacam-se como principais compradores do produto brasileiro a Bélgica, Irlanda, Suíça e Alemanha.
Desse total, cerca de 70% foram de exportações dos segmentos médico-hospitalar e laboratório, focos da feira MEDICA. São exemplos dos produtos mais exportados aos países europeus os estojos para esterilização, partes e acessórios para equipamentos médicos e agulhas para sutura.