• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 20 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

Insights da experiência do Grupo L’Oréal no Brasil mostram a importância do e-commerce conversacional entre marcas e consumidores

Redação por Redação
18/11/2024
em Empresas
A A

LEIA TAMBÉM

IBM lança novo espaço de inovação voltado para IA em São Paulo 

Ciberataques podem ameaçar avanço tecnológico no agronegócio brasileiro

A combinação de IA e chatbots cria um novo cenário favorável para as empresas se aprofundarem na jornada do cliente de forma personalizada


Você sabia que uma boa conversa combinada com a IA pode quebrar a barreira da resistência dos consumidores em se envolver e passar a conversar com as marcas através de mensagens comerciais? O relatório da Gupshup, o “Business Messaging e o futuro da experiência do cliente no Brasil”, confirma a necessidade – e a oportunidade – de as marcas se envolverem nos critérios dos consumidores de se comunicar via chatbot; ou seja, isso significa que cada vez mais se comportam como um amigo de confiança, respeitando a privacidade dos clientes, mas estando disponíveis e envolvidos quando os clientes precisam delas.


O resultado são relacionamentos mais próximos e mutuamente benéficos, gerando oportunidades de compra instantânea. Desta forma, a lógica do amigo de confiança mostrou que a maioria (71,5%) dos entrevistados prefere se comunicar com amigos e familiares por meio de mensagens instantâneas, como WhatsApp ou Telegram, sendo que a segunda opção mais popular é pessoalmente (15,4%).


Essa preferência de se comunicar por mensagens passou a se tornar comum para os relacionamentos com as marcas. Hoje, mais da metade (50,8%) dos brasileiros se sente mais confortável usando mensagens instantâneas para negociar o preço de um serviço, enquanto pouco menos de um quarto (24,2%) prefere conversar pessoalmente.


A gigante do setor da beleza L’Oréal, por exemplo, tem vivenciado essa recente experiência, a qual Alan Spector, Diretor Digital e Marketing (CDMO) da L’Oréal Brasil, chama de “e-commerce conversacional”. “Afirmo que 25% das vendas do e-commerce passam pelo WhatsApp. Falar com o consumidor de forma mais precisa e personalizada ganha cada vez mais força em nossa estratégia”, explica o executivo, complementando que a empresa já tem cinco lojas de e-commerce próprias.


Ele afirma, ainda, que são exploradas duas frentes no varejo. Uma com QR codes disponibilizados no canal online e nas lojas físicas, que levam o consumidor para uma consultoria personalizada pelo WhatsApp; e a outra através da IA generativa utilizada pelo banco de dados de parceiros gigantes, onde é realizado o “outbound”, ou seja, isso é feito através de um link do WhatsApp enviado para o consumidor pelos parceiros da marca. “Quem opta em começar essa conversa conosco conta, inicialmente, com a ajuda da IA generativa e, eventualmente, a partir do interesse, quando o consumidor deseja falar com um humano, nossos especialistas em beleza ajudam a fazer a compra exatamente como o cliente quer e precisa”, detalha Spector.


Bruno Montoro, diretor Latam da Gupshup, empresa líder mundial em engajamento de IA conversacional, responsável pela automatização do uso de marketing, comércio e suporte da L’Oréal, explica que o e-commerce no passado era algo impessoal, mas a personalização em larga escala trazida pela IA vem tornando os canais de mensagens mais humanizados.”Com a digitalização e o canal online crescendo e ganhando peso, cada vez mais gente entra e o utiliza, mas ainda existe uma barreira, que é o fato das pessoas se sentirem com muitas dúvidas no e-commerce. A IA generativa propicia um nível de personalização em que é possível alcançar uma conversa muito próxima entre marcas e consumidores”, explica Bruno, que afirma, ainda, que essa jornada personalizada, a interseção entre varejo e indústria dentro do WhatsApp, num sentido mais amplo, torna o digital o mais próximo do que se pode chegar de uma experiência em tempo real. “No caso da L’Oréal, o varejo ganha acesso à base de inteligência desse público. Em termos práticos, o número do WhatsApp pertence ao varejista, que convida a L’Oréal para participar dessa conversa. Ele abre as portas, você não deixa o número, está falando com o varejista, mas agora está falando dentro do número do varejista com a L’Oréal, que tem o produto que você quer comprar”, diz Montoro.


Para Alan Spector, essa é uma tendência tecnológica e social que impulsiona a experiência de comércio conversacional da L’ Oréal no Brasil. A L’oréal começou a usar o Conversation Cloud da Gupshup no e-commerce em seus sites próprios, por entender muito cedo que esse canal era extremamente relevante. “A jornada de abandono de carrinho é a jornada de CRM que mais converte, quando feita pelo WhatsApp converte sete vezes mais, justamente porque é possível responder às perguntas que os consumidores fizeram quando colocaram um produto no carrinho, mas não compraram” , explica. “Pelo WhatsApp eu consigo falar: ‘Eu vi que você abandonou seu carrinho, qual é a sua dúvida?’ Então, a taxa de conversão é enorme, a maior que temos. Entendemos que isso é muito relevante e, com a chegada da inteligência artificial generativa (GenAI), há um território muito fértil para se explorar. Como podemos falar com outro ser humano de uma forma extremamente humanizada, não queremos tirar o humano que está ali. Muito pelo contrário, nosso objetivo é conseguir avançar essa conversa até que haja esse transbordamento melhor “, esclarece.


Alan comenta, ainda, que o LLM da Gupshup foi alimentado com todo o conteúdo próprio originado do banco de dados da L’Oreal, considerada a maior empresa de beleza do mundo. Ele diz que são muitos terabytes de conteúdo de beleza para ajudar o bot a fazer recomendações personalizadas para o consumidor. “Adaptamos tudo isso junto com a marca, onde vimos a conversão do WhatsApp como canal, mais de 10 vezes maior que a média do meu B2C, que a minha própria loja. E quando eu falo do bot com inteligência artificial generativa, é quatro vezes maior que o bot sem inteligência artificial generativa”, afirma ele, acrescentando que o tempo de resposta do cliente, com o uso da tecnologia, é de no máximo 30 segundos. A espera que a gente tem, às vezes quando tem um humano ali, reduz e maximiza o tempo até a conversão, tornando a experiência ótima para o cliente”, comemora Alan.

Para Bruno, da Gupshup, não existe nada mais assertivo do que usar a tecnologia a favor de todos. “Ao mesmo tempo que o WhatsApp permite que esse elemento humano não só seja preservado, mas escalado, prova-se que o ser humano está cada vez mais no controle. Isso é fantástico!”, finaliza o executivo.



Sobre a Gupshup
A Gupshup é a empresa líder mundial em engajamento de IA conversacional com sua Nuvem Conversacional que permite que empresas se comuniquem, anunciem e conversem com seus clientes. Nossas soluções de engajamento conversacional permitem que mais de 45 mil marcas em todo o mundo ofereçam experiência transformadora ao cliente, crescimento acelerado e aumento de receita, ao mesmo tempo em que economizam custos. A plataforma líder do setor da Gupshup alimenta mais de 120 bilhões de mensagens anualmente em mais de 60 países – Índia, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, México, Indonésia, Singapura e Estados Unidos, para citar alguns. Os principais bancos, fintechs, varejistas e plataformas de comércio eletrônico, como IDFC Bank, Flipkart, Estee Lauder, Swiggy, Standard Chartered Bank, FedEx, Landmark Group, Petromin, L’Oréal, Mattel e Reserva utilizam o poder da Nuvem Conversacional da Gupshup. A Gupshup é um unicórnio com investidores de destaque como Tiger Global, Fidelity Management and Research Co. LLC, e outros em sua tabela de capitalização. Para mais detalhes, visite www.gupshup.io.

Tags: Empresas
Anterior

Cúpula de líderes do G20 tem início no Rio de Janeiro

Próximo

Geração Z: Monitoramento revela sentimentos dos usuários do TikTok sobre modelos de trabalho

Redação

Redação

Leia também

IBM lança novo espaço de inovação voltado para IA em São Paulo
Empresas

IBM lança novo espaço de inovação voltado para IA em São Paulo 

por João Pedro Camargo Corenciuc

A IBM lança hoje um novo ambiente de inovação voltado para Inteligência Artificial no IBM Innovation Studio, localizado em sua...

Leia maisDetails
Ciberataques podem ameaçar avanço tecnológico no agronegócio brasileiro

Ciberataques podem ameaçar avanço tecnológico no agronegócio brasileiro

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deve aprovar ainda nesta semana a fusão entre a Petz e a Cobasi

Cade deve aprovar fusão da empresa com Cobasi nesta semana, diz o Brazil Journal

Asaas amplia investimento em Marketing e patrocina o MasterChef Brasil

Asaas amplia investimento em marketing e patrocina o MasterChef Brasil

Cibra é a 15º Melhor Empresa para se Trabalhar no Agronegócio

Cibra é eleita como uma das melhores empresas para se trabalhar no Agro

Simpress implanta 35 projetos de inovação e amplia uso de IA

Simpress implanta 35 projetos de inovação e amplia uso de IA

Próximo

Geração Z: Monitoramento revela sentimentos dos usuários do TikTok sobre modelos de trabalho

Pesquisa aponta que 56% dos empresários dizem não ter projetos ESG

Pesquisa revela desafios na implementação de práticas ESG nas empresas

Subsea7 fecha contrato de mais de US$ 1,25 bilhões com Petrobras

Petrobras detalha proposta sobre Plano de Negócios 2025-2029

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.