Inteligência artificial maximiza a produtividade em pizzarias e restaurantes

As IAs podem ser utilizadas nas mais diversas ações, aprimorando a interação com clientes, além de otimizar a gestão e aumentar a eficiência operacional

A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado diversos setores, tornando-se uma ferramenta indispensável para melhorar o gerenciamento, a experiência do cliente e até mesmo a criatividade. No mundo da gastronomia, não é diferente. Restaurantes e pizzarias têm adotado essa tecnologia para otimizar suas operações, e o impacto tem sido significativo. 

Em 2024, 41% dos restaurantes planejam investir em IA para previsão de vendas e agendamento de turnos, enquanto 33% focam em marketing personalizado usando IA, e 31% planejam adotar IA para gerenciamento de estoque e compras, segundo um estudo realizado pelo Restaurant Technology News.

Um exemplo claro dessa transformação é a La Braciera, considerada uma das melhores pizzarias de São Paulo segundo a premiação “Melhores da Gastronomia 2023”, onde a IA está sendo utilizada de forma estratégica para elevar a eficiência e proporcionar uma experiência diferenciada para os clientes. “Utilizamos o ChatGPT, por exemplo, para planejar nossas produções, especialmente em eventos de grande porte, como a CCXP e The Town, onde a organização precisa ser impecável”, explica o CEO Daniel Lucco.

De acordo com o proprietário, a tecnologia auxilia desde a preparação de insumos até a estimativa precisa do tempo necessário para produzir cada item, automatizando todo o processo de Planejamento e Controle de Produção (PCP). “Isso tem resultado em maior eficiência e precisão nas operações”, pontua.

Como a IA transforma a experiência dos clientes 

A IA também desempenha um papel vital na gestão do relacionamento com os clientes da La Braciera. Lucco destaca que a ferramenta ajuda a otimizar o site da pizzaria, tornando a experiência de navegação mais intuitiva para os consumidores. “Conseguimos implementar recursos, como botões que direcionam o cliente diretamente para o WhatsApp ou para o nosso cardápio digital, utilizado nas mesas do restaurante. Isso facilita a obtenção de dados dos clientes, além de aumentar a interação e torna o processo mais ágil”, afirma.

No âmbito da gestão interna, a Inteligência Artificial também se destaca como uma poderosa aliada na organização dos projetos da pizzaria. “A IA participa de todas as nossas reuniões, seja presencialmente ou online, gerando resumos, elaborando atas e até delegando tarefas automaticamente, o que nos ajuda a manter um fluxo de trabalho mais inteligente e produtivo”, comenta o CEO.

Além disso, a tecnologia facilita o armazenamento e organização de informações. “Quando precisamos localizar algo discutido em uma reunião anterior, a IA rapidamente nos apresenta todos os dados relevantes. Com isso, conseguimos gerar relatórios, acompanhar o progresso das tarefas e garantir que nada passe despercebido. É quase como ter um gestor à disposição, melhorando nossa produtividade e, claro, nossos resultados”, conclui Lucco.

Sobre a La Braciera

A La Braciera é uma premiada pizzaria de São Paulo, especializada em pizza napoletana e sabores autorais. Fundada em 2021, a pizzaria já recebeu diversos prêmios, incluindo o “Melhores da Gastronomia 2023” e o reconhecimento no TripAdvisor como uma das melhores pizzarias da cidade. Oferece uma experiência autêntica com massas artesanais e pizzas assadas em forno a lenha, servindo em várias unidades pela cidade.

Para mais informações, visite o site oficial ou a página no Instagram

Sobre Daniel Lucco

CEO da La Braciera, é apaixonado pelo ramo de alimentação e viu de perto sua família gerenciando uma pizzaria que atualmente tem mais de 40 anos de tradição. Daniel é formado em Administração pela PUC-SP e em 2015 foi um dos fundadores da Lucco Fit, empresa de alimentação ultracongelada que foi adquirida em 2019 pela Sapore, multinacional brasileira de restaurantes corporativos. Atuou como executivo da companhia durante 2 anos e foi co-fundador da La Braciera – Pizza Napoletana.

Para mais informações, visite o Linkedin.

Sair da versão mobile