A Predify, marca da Neogrid – empresa especializada em gestão automática da cadeia de suprimentos -, irá lançar uma ferramenta com Inteligência Artificial (IA) para auxiliar varejistas e indústrias no monitoramento e lançamento de preços.
“Em um futuro próximo, o setor de Pricing se transformará em Ciência de Preços, e analistas de dados, cientistas de dados e estrategistas de precificação se tornarão cada vez mais cruciais na indústria varejista. Ao passo que suas habilidades se tornam mais relevantes, elas impulsionam mudanças estratégicas e alavancam a eficiência nos negócios”, diz Carlos Schmiedel, CEO da Predify.
O executivo afirma que nos últimos anos, o varejo brasileiro mostrou um aumento notável na adoção de IA em várias “áreas-chave”. Soluções de IA no mercado de precificação já são utilizadas há algum tempo, com resultado efetivo no monitoramento.
“O uso de chatbots para atendimento, a análise preditiva para antecipar tendências de demanda e a verificação de sentimentos para entender as preferências dos públicos-alvos são apenas alguns exemplos do impacto positivo da IA no setor. Nesse cenário em constante evolução, a IA emerge como uma força transformadora que redefine as estratégias de precificação e a dinâmica das operações, proporcionando ganhos substanciais em eficiência, personalização e rentabilidade no varejo”, afirma Carlos.
Em estudo publicado pela McKinsey, 30% das decisões institucionais anuais de precificação ainda são falhas. Isso ocorre porque estabelecer preços saudáveis, competitivos e justos sempre foi uma arte complexa e desafiadora. São muitos dados a serem considerados e é aqui que a Inteligência Artificial pode ser efetiva.
“A conclusão é que as organizações que abraçarem esse método e essa estratégia estarão mais bem preparadas para enfrentar os desafios do mercado e proporcionar experiências inesquecíveis aos seus clientes”, encerra o CEO.