A InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), prepara uma série de ações para apoiar micro e pequenos negócios interessados em exportar, durante a Feira do Empreendedor 2025. Organizado pelo Sebrae e considerado um dos maiores eventos sobre empreendedorismo do país, o evento, que acontece entre 15 e 18 de outubro, na capital paulista, deve receber mais de 110 mil pessoas e movimentar R$ 45 milhões em negócios.
No estande da SDE, que ainda contará com outras instituições vinculadas à pasta, empreendedores terão acesso a diversas informações e ativações promovidas pela InvestSP sobre internacionalização de pequenos negócios, inclusive com a equipe dos escritórios internacionais da agência – localizados na América do Norte, na Ásia, na Europa e no Oriente Médio –, que atuam para abrir espaço para empresas paulistas no mercado internacional.
Pequenos empreendedores ainda poderão participar de rodadas de negócios, que acontecerão em todos os dias do evento. Elas serão voltadas para companhias dos seguintes setores: alimentos e bebidas, saúde e bem-estar (suplementos, vitaminas, probióticos, cápsulas etc.), higiene pessoal e perfumaria e cosméticos. Nos dias 15 e 16, os empreendedores terão acesso a compradores internacionais. Já nos dias 17 e 18, as rodadas contarão com possíveis clientes e parceiros aqui do Brasil.
A equipe do Exporta SP, programa gratuito e online da SDE e da InvestSP que capacita micro, pequenas e médias empresas para exportação, também dará apoio aos empreendedores durante o evento.
“Os pequenos negócios são responsáveis por mais da metade dos empregos gerados no país. Queremos colocar todo o nosso conhecimento à disposição dos empreendedores paulistas, que têm capacidade para competir até nos mercados mais exigentes, para garantir empresas mais competitivas e gerar não apenas negócios, mas também desenvolvimento, emprego e renda”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes.
O estado de São Paulo concentra quase metade das empresas exportadoras do país. São cerca de 12,9 mil companhias, indicam dados Secretaria Nacional de Comércio Exterior (Secex), que faturaram, em 2024, US$ 73 bilhões com vendas para o exterior. Dessas empresas, quase 4,7 mil são de micro e pequeno porte, além de microempreendedores individuais (MEIs) que também exportam.