Na terça-feira, 01, às 20h, o Irã realizou um ataque com mísseis contra Israel, que teria incluído mísseis balísticos e levado cerca de 20 minutos para atingir o território israelense. Segundo os militares de Israel, alguns projéteis causaram impacto direto no sul e centro do país.
Um palestino morreu na Cisjordânia ocupada devido a ferimentos causados por estilhaços de um míssil interceptador lançado por Israel para conter o ataque. Além do palestino, duas pessoas ficaram levemente feridas por estilhaços em Tel Aviv, de acordo com informações dos serviços de emergência Magen David Adom, de Israel.
Irã disse que atacou Israel em resposta ao assassinato do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah. “Em resposta ao martírio do Mártir [Ismail] Haniyeh [chefe político do Hamas], Seyed Hassan Nasrallah [chefe do Hezbollah] e Mártir Nilfroshan [um comandante sênior do IRGC], atacamos o coração dos territórios ocupados”, afirma agência de notícias semioficial iraniana Tasnim.
Alguns mísseis do ataque foram interceptados, mas não é claro quantos deles. Irã ainda disse que se Israel contra-atacasse, ataques piores viriam. No entanto, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel Daniel Hagari pontuou que o ataque iraniano terá consequências. “Temos planos e operaremos no local e na hora que decidirmos”, adicionou.