As maquininhas da Rede, do Itaú Unibanco, registraram um aumento de 24,2% no volume de vendas durante a Black Friday deste ano, considerando o período de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2024, em comparação ao mesmo evento de 2023. O levantamento inclui transações realizadas via aquisição (débito e crédito), Pix QR Code e Bolecode, tanto no comércio eletrônico quanto em lojas físicas.
Entre os segmentos, Vestuário, Calçados e Acessórios se destacam com um crescimento de 34,8%, revertendo a queda observada nas primeiras oito horas do evento.
Na sequência, Restaurantes e Bares tiveram um aumento de 32,8%, enquanto Mercados cresceram 29,7% na mesma base de comparação. Outras categorias, como Farmacêuticos e Perfumaria, tiveram alta de 20,4%, e o setor de Combustíveis registrou um incremento de 19,3%.
Angelo Russomanno, diretor de pagamentos para Pessoa Jurídica do Itaú Unibanco, destacou o papel crescente do Pix nas transações comerciais. “O Pix está se consolidando não apenas para uso pessoal, mas também como uma ferramenta essencial para o varejo. Investimos em melhorias para aperfeiçoar a experiência de empresas e consumidores, o que se reflete nesse aumento expressivo de adoção durante a Black Friday. Além da praticidade, o Pix oferece aos lojistas uma opção segura e eficiente para receber pagamentos”, afirmou.
A Confederação Nacional do Comércio (CNC) estimou, na quinta-feira (21), que a Black Friday movimentaria R$ 5,22 bilhões de reais, o que, descontada a inflação, representa quase uma estabilidade na comparação com o mesmo período do ano passado
*Com informações do InfoMoney