O Itaú Unibanco anunciou nesta sexta-feira (9) a compra da empresa especializada em emissão de seguro garantia judicial, a Avita. Com o objetivo de fornecer emissão automática, controle e gestão de seguro, a corretora tem dominado o mercado e se tornou a primeira Insertch brasileira a desenvolver uma plataforma on-line capaz de realizar cotações em todo o mercado segurador e apresenta, em segundos, as melhores possibilidades e valores.
Fundada em 2019 pelos sócios Adriano Almeida, Rodolfo Fonzar e Daniela Durán, a empresa teve como objetivo apoiar seus futuros clientes, o mercado de seguros e outras partes relacionadas a resolver questões e problemas relacionados ao ecossistema de garantias judiciais no Brasil. Esses sócios acumularam 15 anos de experiência trabalhando e contribuindo para o segmento de Seguro Garantia antes de fundar a empresa.
A aquisição será realizada em duas etapas: inicialmente, 80% do capital social será adquirido, enquanto os sócios-fundadores permanecerão na empresa. Os 20% restantes do capital social serão adquiridos após cinco anos. A instituição financeira ressalta que a conclusão da operação está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores competentes. O objetivo da compra está na expansão da distribuição de seguros, especialmente nas modalidades de garantia e linhas financeiras, para os clientes do Itaú BBA. Posteriormente, a intenção é estender esses serviços aos clientes do Itaú Empresa.
“Os sócios-fundadores da Avita permanecerão na liderança da operação da companhia. A gestão dos negócios da Avita continuará autônoma, e a corretora manterá suas relações comerciais com outras instituições, de modo a ampliar ainda mais a sua participação de mercado na distribuição de seguros nos próximos anos”, diz a nota enviada à imprensa.
O anúncio ocorre após o Itaú Unibanco divulgar seus resultados financeiros do quarto trimestre de 2023 (4T23) na segunda-feira (05). Os resultados impressionaram os analistas, que preveem números ainda maiores para 2024. “Essa movimentação é de grande relevância, e por isso vemos esse passo como estratégico para expandir nossa atuação na plataforma digital aberta de seguros e oferecer aos nossos clientes produtos e serviços de alta qualidade, promovendo um maior engajamento com o banco”, afirmou Eduardo Domeque, diretor de Seguros do Itaú.
De acordo com Adriano Almeida, cofundador e CEO da Avita, “essa transação está perfeitamente alinhada com a estratégia da empresa de desenvolver um mercado tecnológico com alto valor agregado para os clientes, através de uma distribuição digital eficiente de seguros, sem burocracia, e com benefícios operacionais para todos os envolvidos na emissão das apólices. O Itaú Unibanco, como a maior plataforma digital no Brasil, é a escolha ideal para este novo capítulo”.